Uma das tarefas principais do diretor de RH de uma empresa consiste em criar o plano de Recursos Humanos. Esse documento tem o objetivo de orientar as ações do departamento e organizar tudo referente à gestão de pessoal.
O plano é um documento fundamental para o departamento de Recursos Humanos, abordando pontos como o desempenho no trabalho, o clima de trabalho, as funções de cada colaborador, os protocolos de resolução de conflitos, etc. Por isso, os gestores precisam dedicar um tempo para a elaboração desse plano.
Tabla de contenidos
A importância do plano de Recursos Humanos
O plano de Recursos Humanos e o planejamento estratégico do departamento são fundamentais para o bom funcionamento da equipe. Afinal, o investimento em capital humano é um dos maiores custos para uma empresa.
Por isso, o plano de RH deve estar alinhado aos objetivos de negócio da empresa, bem como com a cultura organizacional.
O documento deve incluir tudo relativo às políticas de contratação, remunerações, salários, tipos de contratos de trabalho e sua regulamentação, planos de formação, ferramentas para a gestão integrada de RH, etc.
Objetivos do plano de Recursos Humanos
Tipos de objetivos do plano de RH
Um plano de Recursos Humanos tem três tipos de objetivos: os implícitos, os explícitos e os de longo prazo.
- Objetivos implícitos do plano de Recursos Humanos: são aqueles implícitos nos próprios objetivos da empresa. Referem-se à produtividade, à satisfação no trabalho e ao cumprimento das normas estabelecidas pela organização.
- Objetivos explícitos do plano de Recursos Humanos: são os que são expostos de forma concreta. Por exemplo, evitar a fuga de talentos, modificar as políticas de remuneração, melhorar a motivação do pessoal, etc.
- Objetivos de longo prazo do plano de Recursos Humanos: referem-se a tudo que tem a ver com o alcance estratégico do plano de Recursos Humanos, como os benefícios que foram gerados, a competitividade e a melhoria do desempenho.
5 objetivos do plano de Recursos Humanos
- Otimizar o capital humano, os recursos da empresa e sua gestão.
- Garantir a correta contratação, a retenção de talentos e o crescimento das pessoas que fazem parte da empresa. Isso passa por levar em consideração as necessidades futuras da empresa e dos trabalhadores.
- Garantir a motivação da equipe.
- Promover um clima de trabalho adequado.
- Maximizar os benefícios da organização e seus trabalhadores.
Características de um bom plano de Recursos Humanos
Dito isto, existe uma série de características que todo bom planejamento de Recursos Humanos deveria ter. Confira algumas na lista a seguir:
- Levar em conta as necessidades da empresa: tanto as necessidades do passado (com base no histórico), do presente e do futuro.
- Determinar o pessoal necessário para suprir essas necessidades.
- Integrar todos os aspectos relacionados à gestão de pessoal.
- Definir corretamente cada função de trabalho. E determinar os contratos mais adequados para cada caso.
- Definir os canais e os meios de captação de novos candidatos, bem como o processo de recrutamento e seleção e os critérios associados.
- Conter informações atualizadas da equipe.
- Contemplar planos de crescimento e formação.
Fases do plano de Recursos Humanos
- Análise das necessidades: isso passa por estabelecer as necessidades passadas, presentes e futuras.
- Determinar a estrutura hierárquica da organização e a força de trabalho da empresa.
- Criação de objetivos: para cobrir essas necessidades. Estes objetivos podem ser de longo prazo ou de curto prazo, afetar de diferentes maneiras os departamentos da empresa, envolver treinamentos, etc.
- Execução do plano de Recursos Humanos e sua implementação.
A seguir, vamos detalhar mais esses pontos.
Calcular as necessidades da empresa, chave no plano de Recursos Humanos
As necessidades de uma empresa podem ser calculadas do ponto de vista de:
- Carga de trabalho: tanto por excesso quanto por falta.
- Conhecimentos: ou seja, se os funcionários precisam de algum treinamento para dominar conhecimentos que ainda não têm.
- Competências: que envolve identificar se há uma carência de competências por parte dos funcionários e elaborar formas de supri-las.
Trata-se de uma análise complexa que leva em conta todas as demandas e necessidades das equipes na empresa.
A importância de detectar as necessidades passadas
O primeiro passo para o planejamento é revisar as necessidades da equipe no ano anterior. Para entender a importância desta operação vamos a um caso prático:
Imagine a divisão de vendas da sua empresa. Na avaliação de desempenho, observa-se que 5% não atingiram os objetivos (1% não consegue recuperar seu nível de vendas, mas os outros 4% têm possibilidades).
O plano de Recursos Humanos vai determinar, entre outros, que esse 1% não é mais necessário e que seria importante implementar um plano de formação para esses 4%.
Você também pode estudar as competências e conhecimentos dos outros vendedores para planejar melhor essa formação.
As necessidades futuras do plano de Recursos Humanos
O plano de Recursos Humanos também deve contemplar as necessidades futuras do departamento e da empresa.
Por exemplo, quando a organização está preparando um novo produto para o ano seguinte e precisa preparar seus colaboradores, além de contratar mais vendedores. Analisar esses dados permite fazer uma estimativa sobre os planos de formação e os prazos para o recrutamento e a seleção.
Determinar a estrutura hierárquica e o quadro de funcionários
Determinar a estrutura hierárquica da organização e o quadro de funcionários também é imprescindível. Ou seja, seremos capazes de cobrir as necessidades detectadas dos colaboradores? Nossa estrutura permite fazer isso corretamente?
Uma ferramenta básica para o planejamento estratégico do departamento de Recursos Humanos é o organograma de uma empresa. Com ele, fica mais claro quais conhecimentos e competências são necessários para cada cargo, além de entender melhor quais funcionários podem ser redirecionados a outras funções dentro da empresa.
Outras ferramentas envolvem os dados retirados da avaliação de desempenho e da formação, que permitem conhecer melhor as competências da equipe e seu potencial.
A pesquisa de clima organizacional é um outro modelo importante para o planejamento, uma vez que permitem observar se há certa satisfação no trabalho e quais são as demandas dos trabalhadores para melhorar o desempenho.
Análise e comparação das 10 melhores soluções
Criação de objetivos do plano de Recursos Humanos
Na criação de objetivos do plano de Recursos Humanos, é importante utilizar os KPIs para melhorar os resultados.
Os objetivos seriam direcionados a vários elementos, dependendo da área. Por exemplo:
Para o recrutamento e seleção:
- Suprir as necessidades e demandas de trabalhadores.
- Melhorar a experiência do candidato, contribuindo para a estratégia global do employer branding e satisfação do funcionário.
No campo da formação:
- Reduzir o número de funcionários formados que têm dificuldades com os novos produtos.
- Melhorar o desempenho dos colaboradores.
- Reduzir o número de trabalhadores com lacunas de conhecimento em competências fundamentas.
Em relação ao clima de trabalho:
- Criar ações específicas, como eventos e workshops, para contribuir para a redução da insatisfação no trabalho.
- Melhorar a percepção da empresa como empregadora.