Home / Recrutamento e seleção / Entrevista por competências: 9 perguntas chave
Recrutamento e seleção

Entrevista por competências: 9 perguntas chave

Detectar as competências chave do candidato para saber se ele se adapta ao cargo que oferecemos é fundamental. Mas, que perguntas devemos formular?

perguntas da entrevista por competências

Quando buscamos o candidato ideal para preencher uma vaga dentro da nossa empresa, elaboramos um esquema onde deixamos claro quais habilidades e aptidões priorizaremos dentro do processo de seleção. Este passo nos ajudará a formular as perguntas para a entrevista por competências que nos permitam responder às necessidades da nossa organização. Mas, como formulá-las? Existem algumas que devemos sempre perguntar?

A utilidade da entrevista por competências

A entrevista por competências contém perguntas que devem interessar aos dois lados, porque o entrevistador quer conhecer a resposta do entrevistado e o candidato quer ter a oportunidade de se destacar e demonstrar seu talento diante do selecionador. Embora, em suas origens, a entrevista de seleção de pessoal se restringisse a perguntas pessoais sobre o caráter do trabalhador, o método foi evoluindo, dando lugar a 4 modalidades de entrevista para a seleção por competências.

A entrevista por competências

O mais comum neste tipo de entrevistas por competências é que as perguntas remetam ao passado do candidato, que expõe uma situação complicada em que errou para, em seguida, explicar o que aprendeu com esse acontecimento. Assim, o entrevistador tem uma ideia de como o candidato enfrentou a experiência e se sua reação, em caso de repetição do contratempo, seria a mesma.

Entrevista por competências com o método S.T.A.R

As siglas S.T.A.R referem-se aos quatro fatores fundamentais que são analisados neste modelo de entrevista: Situação, Tarefa, Ação e Resultado. O entrevistado deve contar uma situação real, explicar qual era sua tarefa naquele momento, que ações tomou e como resultou o incidente.

Tudo isso, com detalhes e sendo o mais específico possível. Pode-se perguntar tanto por eventos pessoais quanto por eventos de trabalho.

Entrevista por competências baseada no desempenho

O objetivo das perguntas desta entrevista por competências é obter uma visão geral de um número de competências centrais para exercer o cargo oferecido. Por exemplo, se buscamos um candidato especialmente criativo, a pergunta será algo como: “fale-nos sobre seu maior sucesso na área criativa”.

A partir daqui, esperamos que o candidato desenvolva em profundidade para podermos avaliar sua agilidade comunicativa. Em seguida, o entrevistador pode aprofundar nos aspectos mais importantes em relação ao exposto pelo candidato.

Novo modelo: recrutamento por pontos fortes

Quando recrutamos um jovem talento, as entrevistas por competências anteriores não fazem sentido, porque a escassa experiência faz com que as respostas sejam muito limitadas. Nesses casos, o melhor é optar por um recrutamento baseado nos pontos fortes.

O mais importante é nos concentrarmos nas competências mais naturais da personalidade do candidato que, por consequência, são as que mais satisfação lhe trazem. O certo é que este modelo de entrevista não é útil apenas para captar talento jovem, mas também, ao nos fornecer um perfil muito exato do candidato, poderemos determinar melhor se ele se adapta ou não ao nosso sistema de trabalho e cultura organizacional, o que também se traduz em uma melhoria notável dos índices de retenção de talento.

7 erros comuns de recrutamento

Tipos de perguntas da entrevista por competências

Perguntas fechadas

Podem ser respondidas com apenas uma palavra, que geralmente é sim ou não. Da resposta, o entrevistador costuma formular outra pergunta mais aprofundada.

Perguntas abertas ou de sondagem

Permitem ao entrevistado falar longamente sobre um tema, por isso são as perguntas da entrevista por competências que mais informações proporcionam sobre as competências transversais do candidato, já que permitem analisar aspectos como a expressão verbal, a capacidade de síntese, a lógica narrativa, a expressão corporal, etc. A chave para criar um ambiente de conforto é formulá-las de forma muito simples como: por quê? O que aconteceu a seguir? Pode contar-me em detalhes sua experiência? etc.

Perguntas hipotéticas

O entrevistador apresenta uma suposição relacionada, por exemplo, com a empresa, para que seja o candidato quem proponha uma solução. Devem ser formuladas como: O que você faria se…? Ou Como resolveria a situação que vou apresentar?

Perguntas mal-intencionadas

Essas perguntas têm um tom de pergunta armadilha, porque baseiam-se em fazer o candidato escolher entre duas hipóteses ruins.

Perguntas provocadoras

Mais do que seu conteúdo, estas perguntas dentro de uma entrevista por competências buscam surpreender pela mudança de ritmo na conversa. Em um momento descontraído, o entrevistador formula, de forma inesperada, uma questão decisiva ao entrevistado.

Perguntas capciosas

São também questões com certo truque, já que o entrevistador formula a pergunta e, ao mesmo tempo, induz a resposta.

Software de Recrutamento e Seleção | RANKING+VENCEDOR 🥇
Análise e comparação das 10 melhores soluções

O que medem as perguntas de uma entrevista por competências

Perguntas de adaptabilidade

Estas perguntas buscam saber como o candidato enfrenta as mudanças e desafios, se faz isso com segurança e se é capaz de se adaptar a múltiplas demandas ao mesmo tempo.

Perguntas para detectar como se trabalha em equipe

Queremos identificar como o candidato colabora com outras pessoas, se sabe encontrar um ponto comum para atingir assim as metas e se reconhece a repercussão de suas ações sobre a equipe da qual faz parte.

Orientação ao cliente

Buscamos saber se o candidato tem um claro enfoque para a qualidade no atendimento ao cliente, se sabe identificar as necessidades deste e pode cumprir com as expectativas do seu público.

Iniciativa e autonomia

Trata-se de perguntas para identificar a capacidade do candidato para tomar a iniciativa dentro do ambiente de trabalho. Devemos reconhecer se assume responsabilidade por suas ações e mostra confiança no seu modus operandi.

Liderança

O entrevistador deve identificar a capacidade do candidato em tomar a iniciativa dentro de um grupo, bem como sua capacidade para aceitar e integrar as opiniões dos outros em seu processo de tomada de decisões.

Relações interpessoais

O objetivo aqui é conhecer se o candidato pode se relacionar com sucesso com seus colegas. Devemos analisar sua capacidade de compartilhar informações e se mostrar aberto com o grupo.

Alinhamento ao ambiente de trabalho

Para identificar esta habilidade devemos fazer perguntas para ver se o candidato conhece nossa cultura organizacional e se sabe se situar dentro da hierarquia da nossa empresa. Analisaremos também seu conhecimento do cargo e das relações entre departamentos e colegas.

Comunicação verbal

Como o nome indica, a entrevista por competências apresenta perguntas que permitem identificar no candidato sua capacidade para expressar ideias e sentimentos complexos. Também deve ser capaz de comunicar instruções e compreender as propostas dos outros.

Responsabilidade

Neste caso, buscamos conhecer o nível de compromisso do candidato com as tarefas atribuídas, se atua com integridade e se pode respeitar os valores da empresa.

Banco de dados de talentos
Perfeito para o recrutamento de candidatos

Entrevista por competências: perguntas

Adaptabilidade

As perguntas mais comuns na entrevista por competências para identificar a adaptabilidade são: O que mais lhe causa dificuldade ao entrar em uma nova empresa? Ou Durante sua trajetória profissional, teve que assumir uma nova tarefa em sua função habitual?

Trabalho em equipe

Algumas perguntas relacionadas ao trabalho em equipe são: dê um exemplo de um bom trabalho em equipe que você realizou ou Quais são os aspectos que mais valoriza ao trabalhar em equipe?

Orientação ao cliente

As questões mais comuns sobre a orientação ao cliente são: o que você considera como atendimento ao cliente? Ou, como enfrenta os problemas que surgem com os clientes?

Iniciativa e autonomia

Para detectar esta competência, podemos fazer perguntas como: você se sente capaz de trabalhar sem supervisão direta? Ou, diante de novas situações, como reage?

Liderança

Algumas perguntas relacionadas podem ser: você já teve que assumir a responsabilidade por algum grupo? Alguma vez percebeu que tinha influência sobre outras pessoas?

Relações interpessoais

As perguntas mais comuns para detectar essa habilidade são: o que você faz para estabelecer relações com os colegas? Ou, quais são as vantagens a longo prazo de manter uma boa relação com os colegas?

Relatórios de Recrutamento e Seleção de Pessoal
6 tipos para analisar talento

Situar-se no contexto laboral

As perguntas chave são: descreva a última empresa em que trabalhou, destacando os valores e objetivos ou aponte as competências necessárias para desempenhar corretamente o cargo para o qual você se apresenta como candidato.

Comunicação verbal

As perguntas mais comuns são: qual é o maior problema de comunicação que você detectou em seu último cargo? Ou, você teve que realizar apresentações orais em seu trabalho? Como a defendeu?

Responsabilidade

Para detectar o nível de responsabilidade do candidato, podemos formular perguntas como: por que você considera que é uma pessoa responsável? Ou, poderia me indicar as responsabilidades que tinha em seu cargo anterior?

Rankingde candidatos ATS

Como comunicar que o candidato não passou na entrevista por competências

Quando um candidato não passa na entrevista, é adequado comunicá-lo para cuidar da imagem corporativa. Criamos esta carta para facilitar o processo:

Cartas para RH

Ferramentas para facilitar a seleção por competências

Embora uma entrevista por competências com as perguntas adequadas possa ser de grande utilidade para a seleção por competências, o certo é que existem outras ferramentas de recrutamento que podem complementar este método para tornar todo o processo muito mais fácil.

testes de personalidade

Contar com um software de recrutamento e seleção otimizará este processo graças à centralização da informação e às análises que ferramentas como estas podem oferecer.

Por exemplo, o recrutamento pode ser otimizado graças à triagem curricular para que cheguem à entrevista apenas os candidatos mais adequados para o cargo. O ATS (Applicant tracking system) da Bizneo RH permite publicar em até 80 fontes de recrutamento de maneira automática, incluir killer questions e filtros, etc.

testes de competências

Outras das principais vantagens do ATS da Bizneo RH são:

  • Maximiza a divulgação dos seus anúncios de emprego para conseguir uma melhoria da sua marca empregadora.
  • Gera um banco de dados de talento de forma ágil e segura.
  • Monitoriza o ROI de todas as suas fontes de recrutamento e seleção em uma mesma plataforma.
  • Gere a partir do ATS todo tipo de portais, desde redes sociais até portais específicos de emprego.
  • Além disso, você pode compartilhar informações facilmente com sua equipe graças às suas funções de chat interno, fluxo de aprovações, alertas e lembretes e a possibilidade de sincronizar calendários do Outlook e Gmail.

Se quiser solicitar uma demonstração das funcionalidades anteriores e ver a ferramenta ao vivo, peça uma demonstração personalizada aqui:

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário