Os jogos educativos são uma das ferramentas mais utilizadas nos estágios iniciais da educação de qualquer pessoa. Há um amplo consenso entre os pedagogos sobre a conveniência de trabalhar com diferentes conteúdos de forma lúdica e agradável. No entanto, esses recursos são progressivamente deixados de lado à medida que o indivíduo se desenvolve. A gamificação no RH se baseia na mesma fundamentação teórica.
É uma clara ruptura com os planos de treinamento tradicionais, que sofrem com o excesso de academicismo e não necessariamente promovem o tão almejado aprendizado significativo.
Tabla de contenidos
O que é a gamificação no RH?
A gamificação no RH consiste no uso de jogos e técnicas altamente dinâmicas para melhorar o treinamento dos funcionários. Os princípios pedagógicos utilizados nesse tipo de atividade atendem às necessidades das empresas, enfatizando aspectos como trabalho em equipe, autoaperfeiçoamento e responsabilidade.
O chamado modelo de jogo também produz resultados muito bons quando se trata de adquirir novos conhecimentos, especialmente os mais práticos. Ele também ajuda na motivação da equipe, que chega a essas sessões com uma predisposição melhor. O segredo do sucesso está no fato de que os funcionários muitas vezes esquecem que estão envolvidos em um programa de treinamento. Mas eles não param de aprender.
![KIT Gestão de pessoas](https://www.bizneo.com/blog/wp-content/uploads/2025/01/KIT-RH-1-1024x307.png)
Quais os benefícios gerais da gamificação?
A introdução da gamificação na empresa oferece inúmeras vantagens em relação a outras estratégias de um programa de treinamento ou capacitação profissional. Os colaboradores ficam mais atentos durante o processo de aprendizagem, de modo que os resultados podem ser mais significativos do que os obtidos com cursos convencionais.
Nesse sentido, o grau de retenção do novo conteúdo é maior, o que, por sua vez, fortalece a autoestima e a confiança do funcionário. Esse último aspecto é essencial para reter talentos e melhorar o desempenho no trabalho.
Quais os benefícios da gamificação em RH?
A aplicação de técnicas de gamificação de RH é uma boa maneira de adaptar a empresa às novas realidades do mercado de trabalho. Não é de surpreender que boa parte dos trabalhadores que iniciaram suas carreiras profissionais na última década corresponda à chamada geração do milênio.
De acordo com uma pesquisa exaustiva realizada pela Gallup, apenas 29% desse grupo se sente comprometido com a marca em que trabalha. Não raro, a insatisfação é causada pelo uso de metodologias tradicionais tanto no treinamento quanto na gestão de RH. A gamificação é uma maneira muito eficaz de começar a mudar as coisas. E há mais benefícios.
Lealdade
Quando um funcionário sente que a empresa não é propícia à sua realização pessoal e profissional, seu vínculo com a empresa se deteriora consideravelmente. É apenas uma questão de tempo até que ele mude para outro emprego que se adapte melhor às suas preferências ou onde se sinta mais realizado. A gamificação no RH ajuda a reter os melhores talentos, tornando o ambiente de trabalho mais agradável e usando metodologias mais ativas.
Motivação
Quebrar as rotinas habituais tem um efeito muito positivo sobre a motivação da força de trabalho. Os funcionários encontram mais incentivo para ir ao trabalho ao realizar suas tarefas de forma mais dinâmica, graças às habilidades aprendidas nos exercícios de gamificação nas empresas. Trabalhos repetitivos podem levar à frustração de funcionários ambiciosos.
![Guia reconhecimento no trabalho](https://www.bizneo.com/blog/wp-content/uploads/2022/03/banner-reconhecimiento-no-trabalho.jpg)
Maior retenção de conhecimento
“Se a lição for divertida, ela nunca será esquecida”. A frase, criada para promover uma conhecida coleção infantil de informações históricas, se encaixa perfeitamente no espírito da gamificação nos negócios. Está comprovado que as atividades de treinamento que envolvem um nível mais alto de envolvimento dos funcionários levam a taxas mais altas de retenção de conhecimento. Portanto, é um recurso muito mais eficiente do que os cursos tradicionais, cujo conteúdo pode ser esquecido mais facilmente pelo funcionário.
Redução da desistência
Quando uma empresa detecta uma lacuna de treinamento em sua força de trabalho, é lógico pedir aos funcionários que preencham essa lacuna o mais rápido possível. Para isso, ela pode sugerir uma série de cursos especializados. No entanto, muitas vezes os funcionários desistem antes da conclusão do curso. E aqueles que concluem o curso nem sempre aproveitam seu conteúdo. A gamificação RH pode melhorar o acompanhamento dos planos de treinamento.
Promove a competitividade entre os funcionários
Dependendo dos objetivos dos jogos, eles podem levar a uma forte interação entre os colegas. É claro que isso não significa que todos devam seguir na mesma direção (a menos que o objetivo seja reforçar o trabalho em equipe), mas pode levar à competição entre os funcionários. Isso motiva a equipe a se superar diariamente e a se destacar, de forma saudável e respeitosa, dos demais.
Melhora o ambiente de trabalho
A competitividade não é, obviamente, a única variável que é fortalecida pelo aumento da interação entre os colegas. O ambiente de trabalho é significativamente melhorado pelos jogos que permitiram o surgimento de interesses e preocupações comuns entre os funcionários. Para se certificar disso, a empresa pode fazer uso de pesquisas sobre o clima de trabalho.
Ajuda a conhecer melhor cada funcionário
Além disso, a gamificação no RH ajuda a conhecer melhor os profissionais com quem trabalhamos diariamente. Eles deixam de ser meros funcionários que se limitam a cumprir suas obrigações para mostrar seu lado mais pessoal e permitir que os outros os conheçam como realmente são. Isso resulta em uma maior confiança entre os funcionários e um maior senso de pertencimento à empresa.
Cria uma cultura organizacional positiva
Obviamente, a organização interna de uma empresa desempenha um papel fundamental no sucesso ou no fracasso de qualquer projeto. Nada pode ser deixado ao acaso e cada membro da empresa deve ter funções e deveres claros. Mas tudo isso não é de forma alguma incompatível com a existência de uma cultura organizacional que promova a originalidade, a criatividade e, por que não, uma certa espontaneidade. Não se trata de parar de planejar, mas de evitar que regras excessivas limitem as capacidades da força de trabalho. A gamificação RH ajuda a mudar essa cultura organizacional.
![Sinais precisa digitalizar RH](https://www.bizneo.com/blog/wp-content/uploads/2024/05/Banner-sinais-digitlizar-RH-1024x154.jpg)
Como aplicar a gamificação no RH
Os benefícios da gamificação são suficientemente interessantes para que se considere a possibilidade de optar por essa forma de gerenciar o treinamento e o ambiente de trabalho. Mas como podemos tirar o máximo proveito dos jogos?
Gamificação e seleção de pessoal
Você achava que a gamificação na empresa se limitava ao treinamento? Ao procurar novos perfis profissionais que ampliem as possibilidades da força de trabalho e, ao mesmo tempo, respeitem a cultura corporativa, a gamificação pode ser muito útil para os recrutadores.
Certos jogos ajudam a tornar visíveis as habilidades dos candidatos e também permitem que eles testem suas respostas a diferentes situações.
![7 erros comuns de recrutamento](https://www.bizneo.com/blog/wp-content/uploads/2022/05/Erros-processo-recrutamento.jpg)
Gamificação no RH e avaliação de desempenho
A tarefa de avaliar os funcionários é muito mais exigente do que pode parecer à primeira vista, apesar do fato de que ferramentas como o software de avaliação de desempenho da Bizneo HR. Os jogos podem ajudar a avaliar os funcionários em tempo real e, ao mesmo tempo, incentivar o aprendizado e o aprimoramento dos profissionais, graças ao feedback imediato. Isso pode variar de habilidades de resolução de conflitos a habilidades organizacionais, para citar dois exemplos.
![Erros comuns da avaliação de desempenho](https://www.bizneo.com/blog/wp-content/uploads/2022/12/Erros-comuns-avaliacao-desempenho.jpg)
Gamificação em RH e treinamento
Essa é a seção em que esse recurso mostra seu maior potencial. Os jogos são ferramentas de aprendizado muito úteis e altamente adaptáveis. Eles não apenas ajudam a reforçar ou expandir o conhecimento do funcionário, mas também permitem que aspectos relacionados à cultura corporativa sejam trabalhados.
![Sistema de capacitação profissional](https://www.bizneo.com/blog/wp-content/uploads/2021/05/Plano-de-treinamento-e-desenvolvimento.webp)
Gamificação no RH e onboarding
Após um processo de seleção minucioso, encontramos exatamente a pessoa certa para a empresa. Para que o recrutamento seja concluído com sucesso para todas as partes, o novo funcionário deve se familiarizar com a cultura e a forma de trabalho da empresa o mais rápido possível.
![Software de onbording](https://www.bizneo.com/blog/wp-content/uploads/2024/02/Workflows-para-onboarding-e-offboarding-1024x718.webp)
A gamificação pode ajudar nesse processo, conhecido como onboarding, de duas maneiras. Ela facilita a compreensão da filosofia corporativa e incentiva a interação entre o funcionário recém-contratado e o restante da equipe.
Exemplos de gamificação no RH nas empresas
Como não poderia deixar de ser, as vantagens da gamificação em RH não passaram despercebidas por algumas das empresas mais importantes do mundo.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil implementou o “Game Tô On BB”, uma plataforma educacional gamificada voltada para a capacitação de seus colaboradores. A iniciativa utiliza elementos de jogos para tornar o aprendizado mais atrativo, incentivando o engajamento e a participação ativa dos colaboradores em programas de desenvolvimento profissional.
IBM
A IBM criou a plataforma “Your Learning”, inspirada no modelo do Netflix, para a educação corporativa de seus funcionários. Com uma curadoria dedicada, a plataforma oferece conteúdos em vídeo e ajusta algoritmos para personalizar o aprendizado. Os colaboradores podem buscar por palavras-chave e, conforme avançam no consumo de conteúdo, recebem certificados que podem ser compartilhados em redes sociais profissionais, promovendo o engajamento contínuo.
PwC
A empresa de consultoria norte-americana é uma referência em seu setor e também estabeleceu uma tendência na introdução de jogos nos processos de recrutamento. Especificamente, a PwC projetou um aplicativo semelhante ao clássico Monopoly que apresenta diferentes desafios aos candidatos relacionados às suas possíveis funções na empresa.
A empresa do Vale do Silício não poderia ficar de fora de uma seleção como essa. O Google dedica aproximadamente 20% da jornada de trabalho de seus funcionários ao desenvolvimento de ideias que possam melhorar seus processos de negócios. Para incentivar a originalidade e despertar as melhores ideias, não faltam jogos nessas peculiares sessões de trabalho.
Itaú Unibanco
O Itaú Unibanco, um dos maiores bancos do Brasil, incorporou a gamificação em seus programas de treinamento interno. Através de plataformas interativas, os funcionários participam de desafios e jogos que simulam situações bancárias reais, permitindo que desenvolvam habilidades técnicas e de atendimento ao cliente de maneira lúdica. Essa metodologia tem aumentado o engajamento dos colaboradores e otimizado os processos de aprendizado dentro da instituição.
![Software de Recursos Humanos (RH)](https://www.bizneo.com/blog/wp-content/uploads/2021/04/Software-Recursos-Humanos-RH.jpg)