Existem diferentes erros na avaliação de desempenho que devem ser evitados. Cair neles pode prejudicar muito a empresa, que não tem as informações necessárias sobre o desempenho ou talento de um colaborador. Isso pode acontecer, por exemplo, se os testes e revisões não passarem por uma análise mais detalhada.
E esses erros são mais comuns do que se pensa. Todos eles afetam a empresa a médio ou longo prazo. A avaliação de desempenho é uma ferramenta que permite encontrar falhas ou problemas na equipe, especialmente aqueles relacionados à formação e ao desenvolvimento das equipes. Se o time não for aproveitado ao máximo, mais cedo ou mais tarde, a empresa vai colher as consequências.
Para evitar os problemas mais comuns na avaliação de desempenho, separamos quatro tipos de erros para você prestar atenção. Assim, a área de Recursos Humanos poderá identificá-los e corrigi-los o mais rápido possível.
Tabla de contenidos
Os quatro tipos de erros na avaliação de desempenho
Nem sempre é fácil identificar os erros na avaliação de desempenho. Alguns problemas estão relacionado aos próprios profissionais que fazem a avaliação, como os vieses. Já outros erros se relacionam a um planejamento ineficiente do processo. Selecionar os tipos de teste errados ou não definir objetivos são alguns exemplos.
Apesar da variedade de erros, é possível resolver esses problemas com a ajuda de um software de avaliação de desempenho. Assim, os especialistas em Recursos Humanos de uma empresa poderão aproveitar ao máximo as avaliações que realizam.
A seguir, confira os quatro tipos de erros mais comuns!
Erros de formato e periodicidade na avaliação de desempenho
Este tipo de erro diz respeito aos pontos fracos na avaliação de desempenho. Eles costumam acontecer durante o desenvolvimento dos processos e se relacionam aos períodos em que eles são realizados. Isso inclui erros comuns, como espaçar muito as avaliações, não avisar os colaboradores sobre o momento em que elas irão acontecer ou usar critérios de classificação diferentes.
Se uma empresa incorre neste tipo de erro, perde efetividade e informações relevantes. Por exemplo, se houver apenas uma avaliação por ano, não será possível entender como os funcionários estão melhorando. Apenas teremos métricas de um momento específico, que serão comparadas com outras observadas muito tempo depois.
Além disso, esses erros também desvalorizam os resultados do negócio. É muito provável que os funcionários percebam a situação e não levem as avaliações tão a sério. Quando se chega a esse ponto, corrigir os problemas na avaliação de desempenho requer muito tempo e esforço.
O problema da avaliação subjetiva
O problema de avaliação subjetiva é um dos erros mais comuns na avaliação de desempenho. Afinal, cometer esse tipo erro é natural para os seres humanos. Vieses e pré-concepções, por exemplo, sempre acompanharam as pessoas. No entanto, eles não são tão úteis quando se trata de determinar o desempenho de um funcionário.
Deixar-se guiar por um preconceito afeta a confiabilidade do processo e gera injustiças. Se os avaliadores agirem dessa forma, a empresa terá problemas na avaliação de desempenho que afetarão a sua imagem no mercado.
Falhas no feedback
O feedback é a etapa final de uma avaliação. Trata-se de um momento crítico, uma vez que tanto os pontos fortes, como os pontos fracos do funcionário são apresentados. Nesse processo, ele fica ciente sobre o que deve melhorar e pode tomar as medidas necessárias para isso. Então, é preciso evitar erros.
É comum que o feedback se torne um monólogo ou que críticas destrutivas sejam feitas. O objetivo das avaliações de desempenho é promover a melhoria, não prejudicar o funcionário com comentários negativos. Isso só afetaria seu desempenho no trabalho.
Esse tipo de erro na avaliação de desempenho também afeta o desenvolvimento de um plano de formação, por exemplo. Sua função é corrigir os problemas encontrados de maneira organizada. Talvez a equipe precise de treinamento, que deve ser planejado e seguido para obter os resultados esperados. No entanto, é comum que a empresa não tome nenhuma dessas ações.
Erros na formação do avaliador
Por fim, a formação do avaliador é um fator determinante, porque pode levar a muitos dos erros mencionados. Ao não conhecer as metodologias mais eficazes, ele não poderá lidar com seu trabalho de maneira satisfatória, além de ter chances de avaliar os profissionais a partir dos seus vieses.
Além disso, a falta de qualificação dos profissionais já é um problema em si, sendo um dos objetivos de avaliar o desempenho. Portanto, se o responsável não estiver preparado, que nível de qualidade esperar dos seus resultados?
Conhecer os principais erros na avaliação de desempenho é um primeiro passo. Somado a isso, a digitalização de processos, possibilitada por um software de RH, ajuda muito a evitar os problemas apontados aqui.
Para isso, conte com a Bizneo RH para trazer uma solução eficaz para fazer as suas avaliações de desempenho, tomar decisões acertadas e aproveitar o potencial dos colaboradores.