Home / Recrutamento e seleção / Inteligência artificial no recrutamento e seleção (IA)
Recrutamento e seleção

Inteligência artificial no recrutamento e seleção (IA)

A inteligência artificial no recrutamento e seleção não só acelera as contratações, como também torna todo o processo mais preciso.

Inteligência artificial no recrutamento e seleção

A inteligência artificial no recrutamento e seleção é de grande ajuda para as empresas. Nos últimos tempos, esta tecnologia ganhou ainda mais força depois dos grandes avanços na área. Seu impacto ainda será mais amplamente conhecido no futuro, mas já é possível analisar o que a IA trouxe de positivo para o RH. Afinal, as equipes de Recursos Humanos dispõem de ferramentas avançadas de IA.

Graças à tecnologia, os processos realizados pelos recrutadores estão mais ágeis do que nunca. Hoje em dia, selecionar centenas de currículos ficou muito mais fácil e rápido. Mas a IA também trouxe avanços em outros aspectos, como a atenção personalizada ao candidato.

Devido à importância da IA no recrutamento, é fundamental entender em que essa tecnologia consiste exatamente, as melhorias que introduziu e alguns desafios que terão que ser superados.

O que a inteligência artificial oferece ao recrutamento e seleção?

A função principal da inteligência artificial no recrutamento e seleção é automatizar tarefas tediosas e repetitivas. Ao mesmo tempo, esse modelo de tecnologia coleta dados úteis sobre todo o processo e aumenta a capacidade para seu processamento e posterior análise. A IA é uma tecnologia destinada à otimização de processos mais rotineiros que devem ser executados com qualidade para melhores resultados.

A inteligência artificial para recrutamento de pessoas é capaz de realizar uma ampla variedade de tarefas. A IA permite publicar as ofertas de trabalho de maneira automática, filtrar os currículos segundo diferentes variáveis, marcar datas para testes de seleção de pessoal ou entrevistas e manter contato com os candidatos.

A IA libera os recrutadores para que se concentrem em outras atividades mais importantes, mas sem perder a precisão do processo.

52%

52% dos líderes de RH têm dificuldades para identificar o candidato ideal..

Mas, com o apoio da IA no recrutamento e seleção, filtram mais rápido e chegam ao perfil adequado em menos tempo. Tudo graças à possibilidade de estabelecer filtros ou de realizar buscas avançadas.

Nossos consultores têm desenvolvido um conteúdo especializado sobre Inteligência Artificial em Recursos Humanos. O objetivo do guia é destacar a relevância da IA na otimização de cada tarefa ou função, com uma seção específica sobre seu impacto no recrutamento e seleção. Descarregue-o gratuitamente!

Como a inteligência artificial melhora o recrutamento?

A inteligência artificial no recrutamento e seleção entra em jogo em diferentes partes do processo. Esse modelo de tecnologia estende as capacidades dos seres humanos para acelerar seu trabalho e, até mesmo, encontrar características em um candidato que, de outra forma, passariam despercebidos.

IA na publicação de ofertas

A publicação de ofertas é uma atividade que pode ser feita por uma ferramenta de IA. A tecnologia é capaz de redigir o texto da vaga de uma forma detalhada e em poucos segundos. Depois, o multiposting publica a oportunidade de forma massiva nos portais mais importantes ou naqueles que interessem ao recrutador. Assim, o processo é acelerado do começo ao fim.

Entretanto, para que o recrutamento seja ainda mais efetivo, convém supervisionar os textos gerados para garantir que eles estejam adequados ao estilo da empresa. Além, claro, de corrigir os erros, redundâncias ou frases sem coerência.

É importante ter em mente que, quando se combina uma IA com um software de recrutamento e seleção, obtêm-se melhores resultados. Um sistema eficiente permite publicar vagas em mais de 200 portais de emprego e 400 universidades. Além disso, a ferramenta recebe as solicitações dos candidatos automaticamente, o que aumenta a rapidez do processo.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Leitura e análise de currículos

Essa é outra etapa importante de um processo de recrutamento, mas que pode levar muito tempo. Até agora, a automação trazia uma solução efetiva, buscando uma série de termos ou palavras-chave para filtrar os currículos. Mas, com o desenvolvimento de inteligências artificiais com processamento da linguagem natural (PLN) o processo ficou ainda mais avançado.

Um ser humano leva seis segundos para ler um currículo, mas uma IA com PLN processa 600 em um único segundo. A máquina compreende e resume os textos. Depois, a tecnologia classifica os currículos tendo em conta as indicações da vaga, algo que garante resultados precisos.

Sistema de recrutamento e seleção

IA em Recrutamento e Seleção para classificar candidatos

A inteligência artificial para recrutamento também se aplica à classificação de perfis. A tecnologia agrupa os perfis segundo preferências, habilidades e qualquer outro parâmetro que interesse ao recrutador. Após estabelecê-los, a IA faz uma filtragem da base de dados de candidatos disponível até encontrar os perfis que se encaixem.

Quando o trabalho está feito, o recrutador recebe uma lista com os candidatos que se enquadram no padrão de busca introduzido. Isto é, a IA se encarrega do match entre as preferências da empresa e os currículos recebidos.

Software de recrutamento com scorecards

Chatbots

Os chatbots otimizados por inteligência artificial generativa oferecem possibilidades surpreendentes, especialmente como assistentes. Em função de suas necessidades, o recrutador pode fazer as perguntas que considere oportunas. Ao fazê-las, receberá a informação que solicitou, o que economiza tempo de buscas e outras tarefas.

Chatbot para recrutamento de pessoas

Por exemplo, se o recrutador quer acessar dados para elaborar um relatório, o chatbot recolhe as informações da base de dados a que tem acesso. Em pouco tempo, o recrutador recebe informações precisas e verdadeiras para tomar melhores decisões. A IA ainda é útil para fazer comparações entre candidatos ou ver a prevalência de algumas competências sobre outras.

Chatbot de recrutamento

Videoentrevistas

A inteligência artificial no recrutamento e seleção também está impactando de maneira efetiva as entrevistas de seleção. E essa é uma grande oportunidade de desenvolvimento da IA no recrutamento e seleção.

A ideia é que, no futuro, a IA analise milhares de videoentrevistas e, com base em critérios e parâmetros estabelecidos, selecione o candidato com o melhor desempenho na entrevista.

Por enquanto, a inteligência artificial permite melhorar a experiência dos candidatos e recrutadores nas entrevistas à distância, seja graças a melhores ferramentas para fazer videoentrevistas ou funcionalidades mais avançadas. Alguns exemplos são: fazer perguntas específicas, programar entrevistas ou, inclusive, dinâmicas em grupo por videochamada e outros sistemas relacionados com a tecnologia que facilitam a escolha do melhor candidato.

Videoentrevistas em recrutamento

Vantagens de utilizar a inteligência artificial no recrutamento e seleção

Potencializar o recrutamento com inteligência artificial oferece diversos benefícios. Todos eles fazem com que o processo seja melhor. Não só a contratação é mais rápida, como fica mais fácil encontrar os candidatos mais adequados à vaga. Outras vantagens da AI para RH incluem:

  • Economia de tempo. Sem dúvida, esse é um dos principais benefícios. O RH não tem que enfrentar, por exemplo, a tarefa de selecionar currículos de maneira manual. Para isso, o time pode preparadas várias killer questions, que servirão para filtrar os melhores candidatos.
  • Melhor alinhamento entre o candidato e a vaga. Ao analisar a fundo toda a informação disponível, a AI tem mais precisão na hora de encontrar o perfil adequado para o cargo. Na verdade, uma enquete do LinkedIn mostrou que 31% dos recrutadores consultados haviam melhorado nesse aspecto.
  • Economia de dinheiro. Outro dos fatores interessantes é que o custo de cada recrutamento também é menor com a ajuda da inteligência artificial, com destaque para a seleção de currículos.
  • Satisfação do candidato. 99,3% dos candidatos que interagiram com um chatbot ficaram satisfeitos com o processo, segundo o IBS Group. O fato de ter respostas em tempo real ou poder consultar as dúvidas sobre sua situação faz diferença na percepção desses candidatos.
7 erros comuns de recrutamento

Quais os desafios de aplicar a inteligência artificial no recrutamento e seleção?

Apesar da utilidade e dos benefícios inteligência artificial no recrutamento e seleção, essa estratégia também apresenta uma série de desafios. Afinal, estamos falando de uma tecnologia que está em constante evolução e que desperta algumas suspeitas. Na hora de minimizar os impactos negativos, é preciso prestar atenção aos seguintes desafios:

Entrega de dados ao sistema

Para que a inteligência artificial para recrutamento não perca efetividade, é indispensável que o recrutador possa acessar uma base de dados de Recursos Humanos. Com isso, a IA pode ser treinada com machine learning. Com o tempo, ganhará precisão na hora de cumprir com suas tarefas.

Banco de talentos ou candidatos

Entretanto, o treinamento leva tempo, algo que pode não ser viável para todas as empresas. Neste aspecto, um software de recrutamento se destaca, já que pode filtrar de maneira personalizada os dados dos melhores candidatos. Assim, o recrutador dispõe de uma ferramenta chave adaptada a suas exigências.

Ferramentas de recrutamento e seleção que todo recrutador deve usar
7 ferramentas essenciais para sua empresa

Aprendizagem em evolução

Embora seja possível reduzir o impacto dos preconceitos, eles ainda podem estar presentes nos dados usados para a aprendizagem. Em muitos casos, trata-se de preconceitos inconscientes que foram incorporados no início da configuração e que são difíceis de eliminar. Quando a IA é treinada, ela vai adquirindo-os pouco a pouco, como por exemplo ignorar determinados candidatos apenas por causa da idade.

Além disso, o sistema pode ser projetado desde o início para ser mais ou menos restritivo, dependendo do que a empresa procura. É essencial recorrer às melhores práticas disponíveis e garantir a imparcialidade.

Software de seleção

Resistência à tecnologia

A inteligência artificial é uma tecnologia que desperta muitas desconfianças. Tende-se a pensar que ela contribui apenas para destruir empregos. Ao lidar com tarefas que antes eram realizadas por uma pessoa, parece que a IA elimina completamente a necessidade de seres humanos no processo. Isso pode causar forte resistência à sua aplicação, um desafio a ser superado.

É por isso que os programas de recrutamento e seleção são uma excelente alternativa. Eles oferecem todas as ferramentas necessárias para realizar um recrutamento com inteligência artificial, além de uma infinidade de recursos adicionais.

testes de personalidade

Por exemplo, esses sistemas têm testes psicométricos (testes de inteligência, personalidade ou adaptação ao cargo) que oferecem ao recrutador as informações necessárias para investigar a fundo cada candidato.

Por fim, é importante destacar que não há nenhum ATS com enviesamentos e preconcepções, são apenas ferramentas para detectar e filtrar o que o recrutador precisa, e o uso que é dado a elas é determinado pela configuração e escolha de filtros. Em resumo, a IA no recrutamento e seleção é uma tecnologia que aprimora o trabalho do recrutador, mas quem toma a última decisão é sempre o ser humano.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário