Home / Gestão de pessoal / Inteligência artificial no RH | O que é IA em Recursos Humanos
Gestão de pessoal Gestão de Talentos

Inteligência artificial no RH | O que é IA em Recursos Humanos

Uma verdadeira revolução aconteceu nos Recursos Humanos graças à inteligência artificial.

Inteligência artificial no RH

A inteligência artificial no RH representa um avanço enorme. A IA automatizou uma grande quantidade de tarefas repetitivas, o que permitiu otimizar uma ampla variedade de áreas. Desde a criação de relatórios até a atualização de dados de uma folha de pagamento, sua aplicabilidade é indiscutível.

A IA economiza centenas de horas de trabalho que podem ser destinadas a atividades de maior valor, mas sem que isso signifique uma perda de qualidade. Pelo contrário. Agora é possível prestar mais atenção aos detalhes e oferecer experiências personalizadas aos colaboradores e candidatos.

Dada a revolução que a IA em RH tem operado, convém entender essa tecnologia a fundo. Assim, será possível aproveitar ao máximo as ferramentas trazidas pelos softwares de Recursos Humanos.

O que é exatamente a inteligência artificial aplicada em Recursos Humanos?

O conceito de inteligência artificial vem sendo utilizado desde meados dos anos 50 do século XX. No início, a IA fazia referência à ideia de criar máquinas que pudessem realizar tarefas em que originalmente exigiam a inteligência humana. Apesar da base do conceito se manter, atualmente, uma ampla variedade de técnicas e tecnologias se uniu à ideia de inteligência artificial.

O conceito ainda engloba algoritmos, IA conversacional , machine e deep learning, processamento de linguagem natural e sistemas de análise semântica. Todas essas são técnicas, métodos ou tecnologias que economizam tempo e esforço para uma variedade de processos.

Além disso, existem duas grandes vertentes: a inteligência artificial fraca e a forte ou inteligência artificial geral. A primeira é aquela que está disponível atualmente, ou seja, a que é capaz de automatizar tarefas repetitivas, como a triagem curricular ou qualquer análise massiva de dados de RH

A segunda ainda não foi alcançada, já que supõe a criação de uma máquina consciente, sensível e com intelecto. Supõe-se que esse modelo de IA contará com capacidades iguais ou superiores às humanas.

Inteligência artificial no recrutamento e seleção
Como a IA melhora o recrutamento de pessoas?

Quais as principais mudanças trazidas pela aplicação da inteligência artificial no RH?

Assim como em outros setores, a aplicação de inteligência artificial em Recursos Humanos representou uma revolução. Essa tecnologia aumentou a eficiência do setor, otimizou os resultados de recrutamento e melhorou a satisfação dos colaboradores em uma ampla variedade de interações, como no onboarding.

Economia de tempo em tarefas administrativas e legais

A inteligência artificial no RH conseguiu reduzir o tempo necessário para realizar diferentes tarefas administrativas e legais repetitivas. Com a ajuda da tecnologia, as pessoas podem se concentrar em atividades mais complexas, como o desenvolvimento de estratégias ou a análise de relatórios.

Os chatbots são um dos exemplos mais fortes de como a inteligência artificial no Recursos Humanos contribui para economizar tempo. Trata-se de uma solução que se encarrega de responder as dúvidas comuns dos colaboradores ou dos candidatos. Essa ferramenta responde questões como “Quantos dias tenho disponíveis de férias?”, ou “Qual o status da minha candidatura?”.

Workflows software RH

As respostas são oferecidas em tempo real, quase instantaneamente, e sem intervenção humana. No caso de dúvidas mais complexas, um membro do time de Recursos Humanos pode se encarregar de resolvê-la.

A IA também contribui para economizar tempo na gestão de solicitações e aprovação de férias, ausências, horas extras, contratos e outras tarefas administrativas. Com a inteligência artificial nas empresas, o RH consegue automatizar fluxos de trabalho para as ações de maior complexidade. Com isso, ganha-se muito em agilidade, já que as tarefas necessitam apenas de supervisão e aprovação. A execução fica a cargo da IA.

Workflows de ausências e férias

IA em RH na geração de folhas de pagamento

A gestão de folhas de pagamento é um processo que deve ser bem cuidado, já que afeta diretamente a motivação e a satisfação dos colaboradores. A inteligência artificial aplicada em Recursos Humanos pode se encarregar de todas ou de algumas ações em particular. A AI consegue analisar a situação dos profissionais de maneira individualizada e gera o documento correspondente.

Ficha de cadastro de funcionários

Um bom software de gestão de folhas de pagamento é capaz de automatizar todo o processo. Começa por compilar as incidências (baixas médicas, complementos salariais, férias…), verifica os dados dos colaboradores, notifica se existem problemas e distribui o documento final entre a equipe após a aprovação de um supervisor. Além disso, é possível integrar o software com outras ferramentas para potencializá-lo.

Desenvolvimento de planos de formação personalizados

A inteligência artificial e os Recursos Humanos caminham juntos para desenvolver uma formação melhor aos trabalhadores. Neste caso, a IA ajuda a criar planos personalizados de capacitação e análise de resultados. Por exemplo, as formações anteriores podem ser analisadas para entender qual o ritmo de aprendizado de cada colaborador, permitindo que a empresa personalize recomendações para o desenvolvimento do profissional.

A IA também pode ser utilizada para oferecer aos colaboradores oportunidades de mobilidade interna baseada em suas preferências, habilidades e opções disponíveis dentro da empresa, o que estimula o desenvolvimento de talentos. Além disso, é possível simplificar o processo e unificá-lo para combinar todo o conhecimento disponível. Assim, a IA no Recursos Humanos contribuiu para cada etapa, desde o treinamento, até as sugestões de formação.

Software para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores

Análise do clima laboral

A análise do clima laboral é potencializada graças ao uso de IA em RH. Isso é possível, porque a tecnologia ajuda a identificar os colaboradores que estão a ponto de abandonar a companhia ou para entender a satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho. Com essas informações, é mais simples resolver problemas que afetam a rotatividade de pessoal ou que estão gerando conflitos.

pesquisa de clima organizacional

Além disso, a tecnologia facilita efetuar pesquisas em diferentes períodos de tempo. Por exemplo, ao realizá-las a cada uma ou duas semanas, os gestores têm acesso a informações atualizadas sobre indicadores que afetam a produtividade, a motivação ou o bem-estar. Assim, eles não terão dificuldade em tomar as decisões adequadas para melhorar as áreas que lhes interessam.

IA em Recursos Humanos para o onboarding

O onboarding é um processo relevante que precisa receber a devida atenção. É uma área que está no top 5 das destacadas pelos líderes do setor de Recursos Humanos no informe The Future of Work: Intelligent by Design de Eightfold, ocupando o quarto lugar com 40% dos votos.

Tal importância se deve ao fato de que é possível verificar os documentos dos empregados, realizar treinamentos de integração ou efetuar tarefas administrativas, como entregar as credenciais para acessar os programas e equipamentos da empresa, tudo isso de maneira automatizada.

Com a tecnologia, processo pode ser mais fluido e personalizado para cada nova contratação. Os chatbots são, mais uma vez, a solução de maior relevância. Eles se encarregam de guiar o empregado respondendo dúvidas e fornecendo informações úteis.

Além disso, os fluxos de trabalho também contribuem para automatizar esta etapa. Eles permitem enviar todo o material que o novo funcionário necessita, resolver suas dúvidas ou efetuar onboarding durante as primeiras semanas. Isso faz com que o colaborador receba um acompanhamento constante e adaptado a suas necessidades.

Portal de RH

O acompanhamento é próximo e não deixa o novo funcionário perdido. Assim, a imagem da empresa se mantém positiva, ao mesmo tempo em que o RH pode se dedicar a tarefas mais complexas.

IA em RH para avaliar os talentos

A inteligência artificial aplicada aos Recursos Humanos também é usada para avaliar os talentos de maneira eficiente. Neste ponto, o valor que a tecnologia tem vai além da automatização. A IA permite fazer análises precisas de objetivos e classificações de colaboradores em função de diferentes parâmetros (rendimento, evolução em competências e etc.).

kpi do desempenho laboral

Trata-se, portanto, de gerenciar uma informação, que pode ser muito ampla, condensá-la e torná-la simples de compreender. Assim, os especialistas do departamento de RH podem separar o joio do trigo com maior facilidade e encontrar os melhores perfis, tanto dentro da empresa (análise de rendimento atual vs potencial), quanto durante um recrutamento.

Sistema de RH para gestão de talento e pessoas

inteligência artificial no RH: quais são as perspectivas para os próximos anos?

É inegável que os avanços realizados mudaram completamente o setor em pouco mais de uma década. A automação marcou um antes e um depois que aumentou o peso dos especialistas de Recursos Humanos. No entanto, os próximos anos trarão novas ferramentas e aplicações.

O informe Future of Work de IDC, que recolhe as opiniões dos 2000 negócios globais mais importantes no setor, mostra que, para 2024, 80% das companhias têm pensado em utilizar gestores digitais, que se encarregarão das contratações, do treinamento ou, até mesmo, de gerenciar a demissão dos trabalhadores.

No início de 2023, a inteligência artificial causou um grande impacto na opinião pública. Sua capacidade para responder a perguntas concretas de maneira precisa terá grandes implicações no mundo empresarial. É preciso levar em conta que a IA pode compreender a linguagem escrita, inclusive com erros gramaticais, o que abre inúmeras possibilidades e aplicações.

Por exemplo, ao ter acesso a uma base de dados, a IA pode ser uma ferramenta muito útil para efetuar análises, emitindo relatórios com um alto grau de detalhe em função das perguntas realizadas.

Indicadores de Recursos Humanos

Assim, isso ajudaria os gerentes a tomarem decisões estratégicas adaptadas às suas necessidades, já que teriam uma ferramenta com um grande volume de dados e detalhes da empresa.

Banner impacto software rh funcoes

Quais são as desvantagens da IA em Recursos Humanos?

Embora o uso do aprendizado de máquina em Recursos Humanos e outras tecnologias relacionadas à inteligência artificial representem um grande avanço, elas não são perfeitas. Por exemplo, de acordo com uma pesquisa da Harvard Business School, 88% dos executivos de RH descobriram que as ferramentas de IA rejeitaram candidatos qualificados.

O problema surgia em ofertas de emprego com descrições que incluíam muitos requisitos. Quando o algoritmo analisava os candidatos, deixava de fora aqueles que não atendiam a todos eles, o que significa rejeitar perfis que poderiam ser válidos, mesmo que não se encaixem em um ou dois parâmetros.

Guia para download sobre Inteligência Artificial em Recursos Humanos

Nossos consultores têm desenvolvido um conteúdo especializado e totalmente gratuito sobre IA em RH. O objetivo deste guia é desvendar seus conceitos fundamentais, destacar a relevância da IA na otimização de cada tarefa ou função, identificar as áreas que ela fortalece de forma exclusiva e abordar seus riscos potenciais com cautela.

Por mais poderosa que seja a tecnologia ou a IA no Recursos Humanos, a intervenção humana é sempre necessária, seja para dar instruções ou para analisar os resultados. Se os responsáveis incluírem indicadores contraditórios ou quiserem favorecer determinados grupos, as ferramentas se limitarão a agir, já que, afinal de contas, elas apenas seguem uma programação prévia.

Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário