Notificar mudança de horário de trabalho pode resolver muitos entraves na empresa relacionados à sobreposição e à produtividade. Contudo, esse comunicado de alteração de horário de trabalho tende a se posicionar como um assunto espinhoso em algumas ocasiões, principalmente quando há um imprevisto.
Por isso, fazê-lo da melhor forma e respeitando a legislação evita desconforto entre os colaboradores. Consequentemente, essa questão deixa de afetar a produtividade e até mesmo o clima no ambiente de trabalho.
Além disso, a alteração de horário de trabalho na empresa deve ser algo excepcional, uma vez que o objetivo deve ser sempre planejar o calendário laboral com antecedência. Ao mesmo tempo, tanto no planejamento quanto no comunicado de mudança de horário de trabalho, é viável utilizar um software de escala de trabalho que permita automatizar processos.
Tabla de contenidos
- 1 A mudança de horário de trabalho é algo permitido?
- 2 O comunicado de alteração de horário de trabalho
- 3 O planejamento inicial: chave na comunicação da mudança de horário de trabalho
- 4 Otimizando a comunicação dos horários de trabalho com um software de gestão de turnos
- 5 Automatizando avisos e mudança de horário de trabalho com workflows
A mudança de horário de trabalho é algo permitido?
Antes de mais nada, é importante entender qual a legislação vigente no Brasil em relação ao aviso prévio de mudança de horário.
De acordo com o artigo 468 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), essa alteração de turno de trabalho não pode ser uma decisão unilateral por parte dos empregadores. Ademais, não pode acarretar prejuízo, direto ou indireto, aos colaboradores.
Nesse sentido, quando a mudança de horário é feita num mesmo turno, ela é lícita. Afinal, é inerente ao exercício do jus variandi dos empregadores. Ou seja, pode ser aplicada de modo unilateral.
Por outro lado, a declaração de mudança de horário no trabalho que envolve a mudança de um turno para outro afeta a estabilização contratual básica. Portanto, é necessário obter a anuência dos colaboradores antes de ser anunciada.
Também deve ser observado se a alteração de turno de trabalho não acarretará prejuízos a eles. Por exemplo, se estudam no período noturno, a mudança de turno pode prejudicar a vida pessoal dessas pessoas.
Além disso, para as organizações que desejam implementar essas modificações, oferecemos soluções com o intuito de mensurar as decisões para que elas sejam adequadas e alcancem o sucesso.
Como criá-la em sua empresa com tecnologia
O comunicado de alteração de horário de trabalho
Conforme a legislação brasileira, a mudança de horário de trabalho não deve se tornar uma constante no contrato. Afinal, isso impossibilitaria aos colaboradores terem uma previsibilidade em relação ao horário de trabalho, atrapalhando a vida pessoal.
Por isso, usar um software de RH que automatiza o processo é uma alternativa bastante eficiente. Dessa maneira, é possível ter a certeza de que a alteração de horário de trabalho está sendo corretamente comunicada.
O planejamento inicial: chave na comunicação da mudança de horário de trabalho
Primeiramente, a mudança de horário de trabalho não costuma ser uma notícia agradável. Nesse sentido, os departamentos de Recursos Humanos antecipam que esse tipo de alteração de última hora gera mal-estar na equipe.
Logo, se isso ocorre com muita frequência, esse incômodo pode se converter em algo negativo, como falta de talentos na equipe e alta rotatividade de colaboradores.
Dessa maneira, para que isso não aconteça, é imprescindível planejar o calendário laboral com um software de turnos de trabalho. O aviso prévio de mudança de horário deve ser feito de maneira que os colaboradores consigam conciliar com tranquilidade a vida pessoal e a laboral.
Como resultado, situações incômodas para todas as partes envolvidas são evitadas. Afinal, ao carregar uma publicação de horários de trabalho com acesso imediato de todos os colaboradores no software, a empresa possui domínio sobre o planning semanal, mensal ou até mesmo anual.
Sem as ferramentas adequadas, essa organização não é simples, sobretudo se for necessário gerir e ajustar os horários de uma equipe grande. A única maneira de fazer isso de forma eficaz e rápida é através de um software de gestão de turnos que permite criar calendários e escalas de trabalho automaticamente.
Por sorte, atualmente há várias opções que permitem automatizar o comunicado de alteração de horário de trabalho. Dessa forma, é possível planejar as mudanças de escalas de trabalho e comunicá-las à equipe de modo correto e eficiente.
Otimizando a comunicação dos horários de trabalho com um software de gestão de turnos
Sem dúvida, a digitalização dos processos no departamento de Recursos Humanos está crescendo na maior parte de suas ações.
Logo, o planejamento e o comunicado de alteração de horário de trabalho e dos turnos rotativos fazem parte dessa realidade. Só para ilustrar, publicar os quadrantes de trabalho num painel físico ou entregá-los em papel é um hábito cada vez mais raro, visto que cada vez mais as empresas utilizam canais digitais.
Nesse sentido, um software de gestão de turnos é realmente útil. O primeiro ponto é que realizar escalas de trabalho conforme as necessidades do negócio fica bem mais simples em comparação à elaboração manual.
Os números de turnos de trabalho, os horários e os contratos, por exemplo, são introduzidos no software que organiza tudo automaticamente. Inegavelmente, isso economiza dezenas de horas de trabalho mensal.
Além disso, o mesmo software é responsável pelo comunicado de alteração de horário de trabalho à pessoa em questão, que receberá uma notificação via aplicativo ou e-mail. Ela também pode acessar o portal do colaborador para verificar se seu quadrante de trabalho está pronto ou sofreu alguma mudança de turno.
Se isso acontecer, é possível automatizar os avisos de mudança de horário de trabalho utilizando workflows.
No caso de realizar qualquer alteração manualmente, o programa se encarregará de recalcular todos os horários de trabalho automaticamente, levando em consideração todos os aspectos: férias, licenças, feriados, autorizações, indenizações, turnos rotativos, e até legislação ou questões legais, conforme o país.
Com toda a certeza, esse trabalho levaria muito tempo, caso fosse feito da forma tradicional. Além disso, poderia causar erros facilmente, provocando desconforto no ambiente de trabalho.
Saiba mais sobre a automatização dos fluxos de trabalho.
Automatizando avisos e mudança de horário de trabalho com workflows
Como pudemos constatar, qualquer mudança de horário de trabalho deve ser comunicada respeitando a legislação. Sem dúvida, a melhor maneira de fazer isso é automatizando o processo com workflows para Recursos Humanos. Um sistema de escalas de trabalho consegue fazer isso.
O segredo é que o sistema, ao contrário dos humanos, não se esquece de notificar uma mudança de horário. Cada vez que confirmamos uma alteração, por mais simples que seja, os colaboradores afetados recebem uma notificação de alteração pelo e-mail ou aplicativo no celular.
Dessa maneira, garantimos que a notificação de alteração de horário de trabalho foi feita e chegou aos colaboradores sem possibilidade de erro.
O mesmo acontece com os quadrantes de turno de trabalho, concessão ou revogação de férias e alvarás, controle de horas trabalhadas, assinaturas, entre outros. A melhor parte é que podemos gerar fluxos personalizados e adaptar as comunicações de horários automatizados conforme nossas necessidades.
Sem dúvida, isso economiza muito tempo, assim como melhora a comunicação interna e o clima laboral na empresa. Tudo isso resultará em maior bem-estar e produtividade.