O mercado de trabalho está em constante mudança, exigindo que os trabalhadores se mantenham atualizados e desenvolvam novas habilidades. As empresas devem responder a estas necessidades criando um programa de treinamento que seja útil para o empregado e o ajude a melhorar.
Apenas uma baixa porcentagem de empresas decide apostar em planos de treinamento, mas esta é uma tendência que, aos poucos, começa a mudar.
Tabla de contenidos
- 1 A importância do programa de treinamento
- 2 Objetivos de um programa de treinamento nas empresas
- 3 Como desenhar um programa de treinamento
- 3.1 Escrever os objetivos específicos do programa
- 3.2 Selecionar o conteúdo e formato dos cursos
- 3.3 Encontrar os treinadores mais adequados
- 3.4 Programa de treinamento: definir horário e local
- 3.5 Definição do público alvo, uma etapa chave no programa de treinamento
- 3.6 Estabelecer um sistema de avaliação de desempenho
- 3.7 Calcular o orçamento
- 4 5 sinais de que a sua empresa precisa de um programa de treinamento
- 5 Avaliação dos resultados do plano de treinamento
- 6 3 exemplos de empresas com um programa de treinamento bem-sucedido
A importância do programa de treinamento
As empresas devem fornecer ao pessoal planos de treinamento para desenvolver as capacidades, habilidades e competências de seus funcionários a um novo nível.
Desta forma, a própria empresa se beneficia ao criar os funcionários perfeitos para cada posição, pois tem a oportunidade de projetar o programa de treinamento de acordo com suas exigências. Em qualquer caso, a empresa sempre vence, pois o treinamento se traduz em notável crescimento em inovação e produtividade que lhe permitirá se diferenciar da concorrência.
A idéia por trás de um bom plano de treinamento é identificar os principais pontos fracos da empresa em termos de mão-de-obra e projetar uma fórmula para preencher essas lacunas com os funcionários atuais, levando assim a empresa a um novo nível.
Para detectar essas fraquezas, é necessário avaliar o desempenho os funcionários. Desta forma, com dados objetivos, sabemos em quais pontos-chave para a empresa eles não estão atuando e se há treinamento específico para resolvê-lo.
Um plano de treinamento bem desenvolvido e bem executado pode ter grandes benefícios para a empresa:
- Redução dos custos decorrentes de licenças médicas quando fornecemos treinamento específico sobre como realizar uma tarefa específica de forma correta e segura.
- Deteção de tarefas obsoletas que prejudicam a produtividade, ou seja, incorporando novos métodos através de treinamento, podemos eliminar tarefas manuais que prejudicam o dinamismo do funcionário.
- Melhoria da imagem corporativa e da marca do empregador, graças à incorporação da filosofia da empresa dentro do programa de treinamento.
Como construir um programa de treinamento e desenvolvimento
Objetivos de um programa de treinamento nas empresas
Identificação das habilidades dos trabalhadores
Antes de implementar um plano de treinamento, será necessário conhecer as capacidades de desempenho de nossa força de trabalho atual. Para isso, podemos utilizar um software de avaliação de desempenho.
Com esta ferramenta podemos detectar facilmente os pontos fracos da equipe e utilizar estes indicadores para definir os objetivos que queremos alcançar com o plano de treinamento.
Desta forma, você não só encontrará não só necessidades de treinamento e desenvolvimento áreas para melhorias, mas também identificará os principais talentos em sua organização, que muitas vezes estão “adormecidos” ou inexplorados.
Desenvolvimento das habilidades dos trabalhadores
A idéia de um bom programa de treinamento é desenvolver as habilidades dos trabalhadores para preencher cargos-chave dentro da empresa, o que você pode fazer facilmente se aproveitar todos os benefícios de um software de gerenciamento de treinamento.
Um dos benefícios é que permite uma boa gestão dos ciclos de treinamento e que os funcionários proponham novas iniciativas de treinamento.
Aumenta o nível de satisfação profissional dos funcionários porque, com um treinamento de RH competente, eles se sentirão capacitados e melhor preparados para desempenhar seu trabalho. Incentiva a criação de perfis interdisciplinares através da criação de um catálogo variado de cursos.
Nosso software não só lhe permite planejar e criar o programa de treinamento, como também o monitora e avalia. Desta forma, com um controle do plano de treinamento, você pode garantir que este é eficaz, melhorando o desempenho do funcionário.
Em última análise, este sistema aumenta o desempenho geral da força de trabalho, que pode ser facilmente medido pelos indicadores clássicos de produtividade.
Como desenhar um programa de treinamento
Escrever os objetivos específicos do programa
Neste momento, devemos compilar um relatório sobre a situação inicial da empresa. Para fazer isto de forma correta e eficaz, como dissemos, pode-se usar um software de avaliação de desempenho, como o Bizneo HR.
Selecionar o conteúdo e formato dos cursos
Dependendo dos objetivos e do conteúdo, podemos escolher entre uma ampla gama de métodos, incluindo role-playing, treinamento ao ar livre, master classes, ensino à distância ou o método de estudo de caso.
O software de gestão de treinamentos e desenvolvimento é compatível com uma grande variedade de recursos, formatos e dispositivos (aplicativos, tablets). Ele garante total integração e conectividade.
Encontrar os treinadores mais adequados
Devemos decidir se optamos por uma fonte interna ou externa, dependendo dos assuntos a serem ensinados e dos métodos a serem seguidos.
Benefícios de implementar um plano de carreira profissional em sua empresa
Programa de treinamento: definir horário e local
Uma das vantagens do software de RH da Bizneo é que ele está na nuvem, ou seja, permite que o funcionário tenha acesso a ele de qualquer lugar. A interface também é responsiva à web. Isto significa que se adapta à visualização a partir de qualquer dispositivo.
Em outras palavras, características que promovem flexibilidade e até mesmo permitem o treinamento de funcionários em postos de teletrabalho, por exemplo.
Definição do público alvo, uma etapa chave no programa de treinamento
Cada treinamento é destinado a um grupo específico dentro da empresa, a menos que selecionemos um programa que seja válido para toda a força de trabalho.
Estabelecer um sistema de avaliação de desempenho
Não se trata de um teste ou de medir indicadores de desempenho, mas de obter feedback dos funcionários a fim de melhorar os seguintes planos de treinamento.
A maneira mais fácil de obter essas informações é através do uso de um sistema de avaliação de desempenho específico, como software de RH que combina o plano de treinamento e a subsequente avaliação de desempenho.
Calcular o orçamento
Uma vez que todas as informações detalhadas estejam disponíveis, pode-se fazer uma estimativa de quanto orçamento em RH precisa ser alocado para a ação.
5 sinais de que a sua empresa precisa de um programa de treinamento
O pessoal não se adapta a novas ferramentas ou métodos de trabalho.
Se a empresa tiver adotado novos processos, métodos, máquinas ou software para agilizar o trabalho dos funcionários
Será necessário estabelecer um período de treinamento onde o pessoal receba os conhecimentos básicos para poder fazer o uso adequado desses novos métodos.
Taxas de rotatividade de pessoal
A partir dos dados extraídos dos processos de recrutamento, a empresa pode estabelecer uma taxa média de rotatividade de pessoal.
Quando o nível de rotatividade é muito alto, é importante ter um plano de treinamento de pessoal focado no coaching que defenda um sentido mais forte e mais duradouro de pertencer à empresa.
A obtenção destes dados é muito mais fácil se a empresa tiver um software de recrutamento e seleção. Esta ferramenta torna possível obter um banco de dados atualizado e simples, reduzir as tarefas de análise manual e minimizar o risco de perda de informações.
Desta forma, a identificação das taxas de rotatividade de pessoal será uma tarefa simples e acessível a qualquer pessoa do departamento de RH.
Baixo índice de desempenho
Como mencionado acima, a deteção de um baixo índice de desempenho destaca a necessidade de elaborar um plano de desenvolvimento de pessoal para resolver os problemas que levam ao mau desempenho dos funcionários.
Desenvolvimentos legislativos
Muitas atividades comerciais têm uma estrutura jurídica complexa à qual todos os seus movimentos devem obedecer. Quando a lei muda, os funcionários devem ser treinados nesta área para garantir que toda a organização esteja em conformidade com a lei.
Conhecimento e experiência da força de trabalho
Primeiro, devem ser determinadas as metas de longo prazo da empresa; depois, o conhecimento prévio dos funcionários será analisado para identificar as lacunas entre um aspecto e o outro.
A maneira de abordar estas lacunas é criar planos de desenvolvimento de pessoal que treinem os funcionários nos assuntos necessários para se sincronizarem com os objetivos da empresa.
Avaliação dos resultados do plano de treinamento
No final do treinamento, o desempenho dos funcionários deve ser reavaliado comparando-se os mesmos KPIs chave que foram identificados durante a fase de estabelecimento de objetivos. Esta etapa deve ser complementada com o feedback recebido dos funcionários sobre sua opinião sobre o treinamento recebido.
Em outras palavras, estamos medindo o ROI do treinamento, questionando-o. Algo que só permite espaço para melhorias.
Assim, a maneira mais fácil é optar por uma tecnologia para fazer uma avaliação de treinamento e medir os KPIs chave para detectar os possíveis resultados da capacitação.
O objetivo é, portanto, verificar até que ponto as competências que queríamos melhorar através de treinamento melhoraram e medir se indicadores específicos, como produtividade ou agilidade, realmente melhoraram.
Além disso, o software de avaliação de desempenho não só nos permite avaliar os efeitos do treinamento passado, mas também oferece a possibilidade de detectar novas necessidades de treinamento (GAPS de competências) o que pode ser muito útil para projetar novos programas de treinamento no futuro.
4 níveis de avaliação de capacitação
3 exemplos de empresas com um programa de treinamento bem-sucedido
Amazon investe muito dinheiro em treinamento
As empresas de tecnologia, mais do que qualquer outra, têm uma forte necessidade de treinamento para manter seus funcionários atualizados com as inovações que estão surgindo. A Amazon sabe disso, e é por isso que investe cerca de um bilhão de dólares no treinamento de seu pessoal em assuntos como inteligência artificial e automação.
O atendimento ao cliente também pode ser melhorado com treinamento: Estudo de caso da Apple
A empresa americana de tecnologia optou por um novo método de treinamento, chamado Pathways, um plano que visa fazer com que os trabalhadores melhorem a experiência na loja para os clientes.
O plano de treinamento da Inditex
66% dos cargos de responsabilidade da Inditex são preenchidos internamente, graças ao treinamento.
A Inditex gasta cerca de 2,7 milhões de euros por ano em treinamento; a fim de fortalecer seu talento interno e preencher internamente cargos de responsabilidade.