Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Tipos de entrevista de emprego | Como escolher a mais adequada?
Recrutamento e seleção

Tipos de entrevista de emprego | Como escolher a mais adequada?

tipos de entrevistas de emprego

Existem diferentes tipos de entrevistas de emprego, cada uma pensada para obter resultados e informações distintas.

Uma das funções mais conhecidas dos departamentos de Recursos Humanos é a recrutamento e seleção de pessoal. Um processo de seleção de pessoal é composto de diferentes fases, nas quais a entrevista com o candidato faz parte do processo. No entanto, há vários tipos de entrevista de emprego de, cada um deles com o objetivo de coletar informações diferentes.

Como saber qual delas atende melhor às suas necessidades? Para responder a essa pergunta, analisaremos cada uma delas em profundidade.

Tipos de entrevistas de emprego de acordo com suas perguntas

A primeira coisa a fazer é distinguir entre os tipos de entrevista de emprego de acordo com as perguntas feitas, o número de entrevistadores e a estrutura da entrevista. Dependendo dessas três categorias, encontraremos diferentes variantes.

Veja:

  • Perguntas por competências: perguntas por incidentes críticos, perguntas baseadas em pontos fortes;
  • Perguntas sob stress;
  • Perguntas hipotéticas;
  • Perguntas “sorrateiras” (que podem induzir em erro); quebra-cabeças, perguntas fantásticas.

Tipos de entrevistas: entrevista baseada em competências

A entrevista por competência recorre a perguntas para descobrir o comportamento do candidato. Sua variante mais comum é o uso de perguntas sobre incidentes críticos, que se baseiam na premissa de que os seres humanos são criaturas de hábitos e tendem a repetir comportamentos passados.

Esse tipo de entrevista de emprego usa perguntas abertas sobre situações específicas do passado do candidato para obter exemplos do comportamento do candidato nessas situações.

Elas geralmente começam com fórmulas como “fale-me sobre…”, “pense em uma situação em que você teve/fez…” ou “dê-me um exemplo de…”.

Há também um sistema para ponderar essas respostas: o método STAR. Aqui, a resposta é classificada em quatro seções: situação, tarefa, ação e resultado. Isso ajuda a pontuar o candidato de forma adequada.

Considerações sobre entrevistas baseadas em competências

Mas esse não é um método perfeito. O principal problema é que muitas das perguntas são tão conhecidas que o candidato pode burlá-las preparando-as com antecedência. E cortar a espontaneidade distorcerá os resultados.

A chave para esses tipos de entrevistas de emprego é encontrar maneiras criativas de fazer perguntas sobre incidentes críticos. Outras críticas a esse método atacam a premissa inicial e questionam se o comportamento passado é o melhor indicador do comportamento futuro.

Por fim, o autor e consultor Lou Adler ressalta que elas não fornecem uma visão real do desempenho futuro do funcionário.

Esse tipo de entrevista visa a descobrir o desempenho do funcionário em situações específicas e, com base nisso, suas competências. É um método mais específico que visa apenas a sucessos anteriores.

No entanto, as perguntas sobre incidentes críticos permanecem mais frequentemente usadas na entrevista. Na realidade, a entrevista de desempenho é uma variante dessa.

Ele também se ajusta melhor ao gerenciamento completo de recursos humanos, pois o gerenciamento de desempenho ou o treinamento geralmente se baseiam em competências.

Nosso ATS de recrutamento é o software de seleção certo para os recrutadores mais exigentes. Por quê?

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Ele permite avaliar entrevistas com scorecards, incluir notas e relatórios de atividades para cada candidato e facilitar o trabalho em equipe com fluxos de seleção para cada tipo de cargo, recrutando para vários processos/marcas ao mesmo tempo.

Scorecards para Recrutamento de pessoas

Tipos de entrevistas de emprego: entrevista de desempenho

Uma das alternativas à entrevista baseada em competências é a entrevista baseada em desempenho. São perguntas que buscam obter informações sobre o desempenho profissional do funcionário em cargos anteriores. Em outras palavras, o foco está nos resultados e números que o funcionário alcançou até o momento.

Nesse caso, é útil ter métricas claras, relatórios e coisas do gênero. As avaliações de desempenho de cargos anteriores, por exemplo, podem ser úteis.

gestão por competências

Exemplos de perguntas típicas de entrevistas são:

  • Fale-me sobre seu sucesso mais significativo: no entanto, essa pergunta pode ser falsificada e preparada;
  • Como você resolveria esse problema: apresente um problema que o funcionário em potencial possa enfrentar na função para a qual está se candidatando.

Essas perguntas buscam saber: linha de ação, indicadores de sucesso, sistema e contexto da ação, tarefas específicas, tempo da ação e resultados.

Tipos de entrevistas de emprego: entrevista baseada em pontos fortes

A entrevista baseada em pontos fortes se concentra, como o próprio nome sugere, em detectar os pontos fortes e os pontos diferenciais do candidato. Alguns dos pontos fortes mais desejáveis são, por exemplo: liderança, positividade, curiosidade, perseverança, metas e objetivos profissionais, treinamento, trabalho em equipe…

Esse é um modelo (entrevista baseada em pontos fortes) que já está sendo utilizado por recrutadores de empresas como Nestlé, Unilever, Ernest & Young, etc. Diferentemente da entrevista baseada em competências, esse é um dos tipos de entrevista de emprego que acrescenta um ponto extra: avalia não apenas o que o candidato sabe fazer, mas também o que ele gosta de fazer e no que ele acha que é bom.

Aqui, levamos em conta a definição de força do professor Alex Linley, do Capp: “uma capacidade subjacente ao indivíduo, aplicável a uma maneira particular de se comportar, pensar ou sentir da pessoa que a aplica a uma atividade; que é autêntica e fornece energia e permite que ela realize e desenvolva uma determinada atividade de forma otimizada”.

As vantagens da entrevista baseada em pontos fortes

Esse tipo de entrevista de emprego é particularmente útil para selecionar candidatos que não têm experiência suficiente. O que você está procurando é o potencial e a paixão pelo trabalho. Além disso, é fácil avaliar esses pontos fortes por meio de testes psicométricos e similares.

Além disso, eles tendem a resultar em respostas menos preparadas, aumentar o envolvimento e o interesse dos entrevistadores e obter uma compreensão genuína dos candidatos. De fato, mesmo aqueles que são rejeitados têm uma melhor compreensão dos motivos.

Compilamos os melhores testes de RH para otimizar o recrutamento e a seleção durante as entrevistas de emprego.

Modelos para avaliar competências e habilidades para tirar conclusões sobre a capacidade e o talento de cada funcionário.

Guia testes de Recursos Humanos

Tipos de entrevistas de emprego: a entrevista de estresse

A intenção desse tipo de entrevista de emprego é tentar colocar o entrevistado sob pressão para ver como ele reage à situação. É claro que geralmente se trata de um problema ou contexto que ele poderá enfrentar se for contratado.

Que tipo de perguntas a entrevista sobre estresse utiliza?

Além de usar um tipo de comportamento um tanto intimidador, ele também é caracterizado pelo uso de perguntas como “essa é a pior coisa que você poderia responder” ou abordagens mais suaves, como a da Tesla “já vimos muitas pessoas como você. O que o torna diferente?”.

Desvantagens desse tipo de entrevista: ela não cuida do candidato

O cuidado com o candidato tornou-se um aspecto fundamental para se obter uma boa marca de empregador. O candidato que está em uma entrevista estressante não está sendo cuidado. Além disso, se esse tipo de entrevista for prolongado, ele afeta o humor e as respostas do candidato, o que impede que outros tipos de perguntas sejam feitas.

É por isso que ela foi abandonada em favor da entrevista comportamental.

Vantagens desse tipo de entrevista: evita o viés de simetria

Mas nem tudo são desvantagens. Na verdade, esse é um dos tipos mais úteis de entrevista de emprego para cargos que precisam ser desempenhados em condições de grande estresse e tensão. A pessoa deve saber como reagir a essas situações.

A Goldman Sachs e o chef Marcus Guiliano continuam a usar esse tipo de entrevista de emprego. Em ambos os casos, é projetada uma identidade muito competitiva e agressiva. Em um cenário como esse, não faria sentido tentar parecer afável.

Por outro lado, eles evitam o viés de simetria que pode surgir como consequência da promoção da marca do empregador.

Nesse caso, o entrevistador pode estar dando uma impressão errada da empresa ou o candidato pode interpretar a empresa de uma forma exageradamente positiva. O contraste entre o clima durante a entrevista e aquele encontrado ao entrar na empresa pode aumentar o abandono precoce do emprego.

7 erros comuns de recrutamento

Tipos de entrevistas de emprego: perguntas hipotéticas

Esse tipo de entrevista de emprego consiste em apresentar situações teóricas para descobrir as atitudes e reações do candidato.

As perguntas usadas geralmente são do tipo “O que você faria se um cliente estivesse insatisfeito com a comida?”, do McDonald’s, ou “Como você descreveria um dinamômetro para uma criança de 8 anos?”, da Tesla Motors.

Desvantagens das perguntas hipotéticas: é uma situação ideal

A principal crítica aponta para a lacuna entre o que é dito e o que é feito. Portanto, esse tipo de entrevista de emprego é não é muito útil para perfis sênior.

Como só podem medir atitudes, esses tipos de entrevistas perderam terreno para as entrevistas baseadas em competências, pois os comportamentos são mais relevantes para conhecer as competências.

Vantagens das perguntas hipotéticas: não é necessário ter experiência prévia

Sua vantagem é que, diferentemente das perguntas sobre incidentes críticos, elas não exigem experiência anterior, o que as torna úteis para perfis sem experiência profissional.

Tipos de entrevistas de emprego: perguntas “enganadoras”

Quando falamos de entrevista com truques, estamos nos referindo àquelas que usam perguntas complexas e enganosas. Há dois tipos: quebra-cabeças e perguntas de fantasia. No entanto, isso não deve ser confundido com as perguntas de truque de utilidade duvidosa que alguns entrevistadores ainda usam.

Quebra-cabeças

Envolve a apresentação de problemas difíceis com a intenção de explorar a capacidade cognitiva do candidato. Inclui perguntas como “quantas bolas você consegue colocar em um submarino” ou “calcule quantos funcionários há no prédio ao lado”.

Embora a intenção fosse medir as habilidades cognitivas, Laszlo Bock, ex-vice-presidente sênior de recursos humanos do Google, observou:

Achamos que os quebra-cabeças eram uma completa perda de tempo. (…) Eles não preveem nada. Elas servem principalmente para fazer com que o entrevistador se sinta inteligente.
Laszlo Bock, Vice-presidente de Recursos Humanos da Google.

Perguntas fantásticas

O principal objetivo das perguntas fantásticas é obter respostas criativas, perguntando situações irreais. Nas entrevistas da Microsoft, por exemplo, eles podem perguntar algo como “Como você moveria o Monte Fuji?”

Elas forçam o candidato a sair de sua zona de conforto e a pensar em maneiras criativas de responder. Elas buscam inteligência criativa e são inspiradas nas perguntas tradicionais da filosofia zen.

Outra intenção pode ser descobrir a personalidade, como no caso da resposta “Se você fosse uma marionete, qual delas seria? Nesse caso, sua origem está nas perguntas que o escritor Proust costumava fazer para conhecer uma pessoa.

Desvantagens: tensão

Essas perguntas podem ser tão bizarras que criam tensão no candidato. Além disso, o entrevistador também precisa de um alto nível de criatividade para interpretar a resposta.

Vantagens: original

Mesmo que o candidato saiba de antemão a pergunta que você fará, não há uma resposta ideal, mas ela dependerá do que você está procurando.

Sem subestimar Proust, as perguntas baseadas na filosofia zen têm se mostrado mais úteis, portanto, é aconselhável usá-las para aprender sobre o pensamento criativo.

Ats para recrutamento e seleção de talento

Tipos de entrevista por estrutura: de entrevistas não estruturadas a estruturadas

Nesse caso, a classificação é mais simples, pois a estrutura não determina as perguntas. Ela pode ser resumida em alguns pontos, basicamente há três tipos de acordo com sua estrutura:

  • Entrevista não estruturada: Esse é um modelo de entrevista de forma livre. Não tem uma metodologia clara e nada para ponderar o candidato. É um modelo cheio de desvantagens, pois se baseia mais na improvisação e na subjetividade do entrevistador ao avaliar o candidato. Mas permite um ambiente mais descontraído e liberdade no desenvolvimento da entrevista.
  • Entrevista estruturada: o lado oposto da entrevista não estruturada é a entrevista estruturada. Isso envolve ter perguntas estabelecidas associadas às competências e habilidades que estão sendo avaliadas. Por sua vez, são criados scorecards para poder pontuar as respostas e avaliar o nível de adequação do candidato ao cargo.
  • Entrevista semiestruturada: a meio caminho entre a entrevista estruturada e a entrevista semiestruturada. Esse tipo de entrevista procura ter uma estrutura, mas não é fixa, permitindo flexibilidade para poder conversar em algum ponto ou se aprofundar em um aspecto específico. Ela incorpora a objetividade da entrevista estruturada e a liberdade da entrevista não estruturada.

Nosso programa informa quantos candidatos passam por cada etapa do processo de seleção e permite planejar o recrutamento com os outros departamentos (fluxos de aprovação dinâmicos e sequenciais).

Chatbot para recrutamento de pessoas

Com o nosso software de recrutamento, você terá uma comunicação constante com os candidatos e melhorará a experiência deles sem perder a eficiência.

Software de recrutamento e seleção (ATS)

Tipos de entrevistas de emprego de acordo com a mídia

Depois de apontar sua tipologia de acordo com sua estrutura, passamos a falar sobre os modelos de entrevistas de acordo com o meio ou canal.

Existem basicamente três:

  • Telefone: geralmente relacionado à primeira etapa da entrevista, para que não seja necessário que o candidato se desloque, desperdiçando tempo tanto para o entrevistador quanto para o entrevistado;
  • Pessoalmente;
  • Online: há cada vez mais meios e cada vez mais utilizados pelas empresas. Por exemplo, chamadas de vídeo com cada vez mais plataformas ou até mesmo por correio ou mensagens instantâneas.
Sistema de vídeo entrevistas para recrutamento

Embora as entrevistas presenciais sejam mais pessoais por natureza, o uso da mídia digital está se tornando cada vez mais comum. A verdade é que você não precisa mais desperdiçar o tempo do candidato viajando até a sua empresa; basta uma chamada de vídeo para conduzir a entrevista.

O único momento em que é necessário que o candidato venha pessoalmente é quando um centro de avaliação está sendo montado.

Tipos de entrevistas de emprego de acordo com o número de entrevistadores

Por fim, podemos distinguir quais os tipos de entrevistas de emprego de acordo com o número de entrevistadores.

Modelos de entrevistas com um entrevistador:

  • Entrevistas habituais;
  • Alguns centros de avaliação;
  • Enquanto come;
  • Gamificação;
  • Testes psicológicos.

Tipos de entrevistas de emprego com vários entrevistadores:

  • Grupo de pares: entrevistas com outros trabalhadores atuais;
  • Painel: na frente de um comitê de direção (geralmente 2 ou 3) que se revezam para fazer perguntas;
  • 360: Vários entrevistadores de diferentes níveis ocupacionais que alternam as perguntas.

Concluindo, há muitos tipos de entrevistas de emprego e todos eles têm benefícios e desvantagens, embora alguns sejam mais adequados do que outros. No final, sua escolha depende do que você quer saber, do cargo que está oferecendo e de como é a cultura organizacional da sua empresa.

Já que isso depende de você, qual deles você prefere usar?

Videoentrevistas em recrutamento

Quando fazer uma entrevista de emprego via Skype ou chamada com vídeo

Apesar da importância de se encontrar pessoalmente com uma pessoa, nem sempre é possível coordenar as agendas e entrevistar todos os nossos candidatos pessoalmente. Em várias ocasiões, é mais aconselhável usar as novas tecnologias e optar por uma entrevista de emprego via Skype, por exemplo:

  • Quando seu candidato está em outra cidade ou no exterior;
  • Se você quiser entrevistar um candidato que já está trabalhando e, com o horário de expediente, não é fácil definir um horário para encontrá-lo;
  • Quando você quiser testar as habilidades de comunicação do candidato;
  • Se você quiser testar as habilidades digitais do candidato;
  • Quando você precisa gerenciar rapidamente os candidatos que já passaram pela fase de triagem do currículo.

Rejeição de um candidato após a entrevista

Quando um candidato não passa na entrevista, é apropriado comunicar esse fato a ele para cuidar da imagem corporativa. Elaboramos esta carta para ajudá-lo nesse processo:

Cartas para RH

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário