Uma das etapas mais importantes no processo de contratação de pessoal em um departamento de Recursos Humanos é a seleção de pessoal. Neste momento, muitos candidatos são escolhidos, mas muitos também são descartados. Por isso, é essencial fazer uma triagem de currículos adequada, com um software de recrutamento e seleção.
Tabla de contenidos
- 1 O que é a triagem de currículos
- 2 Como fazer uma triagem de currículos
- 3 12 maneiras de otimizar a triagem de currículo
- 3.1 Filtrar o candidato por situação
- 3.2 Encontrar tarefas e funções
- 3.3 Identificar rapidamente as habilidades e competências técnicas de seus candidatos
- 3.4 Avaliar o nível de escolaridade
- 3.5 Considerar as realizações profissionais
- 3.6 Triar currículos com base em idiomas
- 3.7 Não se esquecer da gramática
- 3.8 Avaliar rotação de mão de obra
- 3.9 Filtrar as responsabilidades anteriores
- 3.10 Olhar para a organização
- 3.11 Considerar a localização e a disponibilidade para viajar
- 3.12 Focar em disponibilidade de horário ou incorporação imediata
- 4 Killer questions na triagem de currículos
- 5 Análise de CV na triagem de currículos
- 6 5 mitos da triagem de candidatos
- 6.1 1. Em uma seleção de curriculos, a quantidade conta mais que a qualidade
- 6.2 2. Você precisa ler cada CV com muita atenção
- 6.3 3. Quem faz a triagem de currículos não precisa conhecer bem o trabalho
- 6.4 4. O CV é a única fonte de informação sobre o candidato na triagem de currículos
- 6.5 5. Existe o candidato perfeito
O que é a triagem de currículos
O termo triagem de currículos refere-se àquela etapa do processo seletivo em que os recrutadores analisam os CVs que recebem e selecionam os candidatos mais alinhados com os requisitos da oferta de trabalho e com os valores da empresa. O objetivo deste exercício de análise é, portanto, duplo:
- Reduzir o número de candidatos que os recrutadores devem entrevistar por telefone e/ou pessoalmente.
- Limitar o processo apenas aos candidatos que tenham as características adequadas para desempenhar a função desejada.
Como fazer uma triagem de currículos
Embora os objetivos de uma boa triagem de CVs sejam sempre semelhantes, sua execução pode ser realizada de duas maneiras, dependendo das demandas de cada empresa:
Triagem manual do currículo
O processo manual de seleção de currículos é realizado na seguinte ordem: em primeiro lugar, os recrutadores publicam uma oferta de emprego num dos portais de emprego ou em uma das redes sociais profissionais na Internet. Então, eles recebem os CVs dos candidatos e os revisam um por um.
Embora este seja o método mais tradicional e apesar de muitas empresas ainda o usarem, a leitura de cada currículo individualmente requer muito mais tempo dos recrutadores e esforço do que outros métodos de filtragem mais novos e automatizados.
Seleção de curriculos utilizando um ATS
A seleção de currículo por meio de um ATS ocorre quando os recrutadores contam com um software para otimizar a busca por candidatos.
Um ATS (Sistema de Rastreamento de Candidatos) permite selecionar os currículos que chegam à empresa de acordo com uma série de palavras-chave que, anteriormente, foram definidas com base nos requisitos da empresa.
Isso permite que até mesmo processos de seleção em massa sejam resolvidos muito rapidamente.
Razões para usar um Software ATS na triagem de currículos
As vantagens da implementação de um software de seleção para triagem de candidatos são inúmeras. Confira as 5 principais:
- Gestão correta de um grande número de currículos: você poderá processar facilmente grandes quantidades de CVs sem que isso tome completamente o tempo do seu departamento de RH. O ATS permite a inclusão de filtros, killer questions e outros parâmetros de descarte automático de currículos.
- Seleção dos melhores candidatos: com o software, você consegue encontrar facilmente os candidatos mais adequados para a vaga, sem perder tempo em entrevistas de seleção improdutivas.
- Economia de tempo e dinheiro: selecionar os melhores candidatos permitirá que você evite contratações ruins e, portanto, economize tempo e dinheiro. Além disso, os filtros e palavras-chave ajudam você a encontrar o que procura em poucos segundos, sem ter que ler centenas de currículos.
- Candidaturas unificadas: o ATS permite unificar candidaturas, ou seja, elimina CVs duplicados para um mesmo processo de seleção, independentemente da fonte de recrutamento que o candidato tenha utilizado.
- Comunicação com sua equipe: o sistema especializado permite que você deixe comentários para agilizar a triagem de CVs e melhorar a comunicação com o restante dos recrutadores.
Nosso software integra uma solução que seleciona automaticamente os melhores candidatos com base em como eles se encaixam na descrição do trabalho.
Assim, por meio de testes diversos e testes psicométricos, é possível analisar quais são as competências necessárias ao cargo e como os candidatos se saem em cada uma delas.
Assim, um candidato pode ter uma nota ruim em alguma habilidade e ainda ser o mais preparado para a vaga, já que se destaca nas competências que são necessárias.
Esta ferramenta é altamente confiável quando se trata de analisar o potencial do candidato, estimando com grande precisão em quais habilidades ele irá se destacar.
Independentemente do método que escolhemos para realizar a triagem de currículos, existem algumas técnicas de recrutamento fundamentais para esse processo. Alguns exemplos são as killer questions, a análise de currículo e a análise de carta de apresentação. Entrevistas por telefone e testes de caligrafia também podem ajudar.
12 maneiras de otimizar a triagem de currículo
Filtrar o candidato por situação
Dependendo do que a empresa procura, podemos usar o ATS para iniciar uma seleção de currículos com base na situação atual do candidato, ou seja, podemos selecionar automaticamente aqueles candidatos que estão desempregados, ativos no mercado de trabalho ou estudando.
Dessa forma, podemos descartar os CVs dos candidatos que não atendam ao requisito de situação estabelecido.
Encontrar tarefas e funções
Os parâmetros que definiremos para realizar a seleção de CVs estão relacionados ao setor da empresa, como nestes dois exemplos:
- 1. Considerando uma empresa têxtil, buscaremos habilidades específicas voltadas para essa atividade, como conhecimento em corte e costura.
- 2. Agora, se a empresa faz parte do setor de tecnologia, podemos estabelecer um filtro para a primeira seleção de curriculos que descarte os candidatos que não têm conhecimento em programação.
Identificar rapidamente as habilidades e competências técnicas de seus candidatos
Em certas áreas, as habilidades técnicas são fundamentais para determinar se um candidato é ideal para compor a equipe de uma empresa.
Assim, organizações ligadas à tecnologia, comunicação digital, marketing ou comunicação audiovisual podem usar killer questions para perguntar aos candidatos se eles têm experiência com determinados aplicativos, softwares, códigos, linguagens de programação e verificar se possuem as habilidades necessárias.
Nosso ATS possui uma funcionalidade ideal para escolher o candidato mais apropriada: os scorecards. As competências necessárias para uma determinada função são estabelecidas, sendo possível analisar se o candidato atende ou não aos requisitos.
Assim, em cada situação, os dados de cada candidato são coletados para verificar se ele possui o perfil ideal para a vaga. Além disso, as informações podem ser recolhidas por meio de outras técnicas, como killer questions, testes psicométricos ou avaliação após a entrevista para garantir que o candidato seja perfeito para o cargo.
Avaliar o nível de escolaridade
Com este critério de filtragem, a triagem de CVs selecionará automaticamente os candidatos que possuam um determinado nível de escolaridade.
Com isso, a empresa pode filtrar candidatos que tiverem graduação ou mestrado, por exemplo, ou um conhecimento específico em determinado setor.
O nível de estudos também pode servir para que descartar candidatos superqualificados para o cargo que oferecemos.
Considerar as realizações profissionais
O ATS permite estabelecer critérios de filtragem durante a triagem de currículos que focam mais nas realizações profissionais de cada candidato.
Ou seja, apenas os melhores talentos com experiências e projetos que se enquadrem na no que a empresa precisa passam para a próxima fase do processo.
Triar currículos com base em idiomas
Em setores relacionados com a indústria hoteleira ou em grandes empresas multinacionais, é essencial ter domínio de diferentes idiomas.
Dessa forma, podemos descartar automaticamente aquelas pessoas que não possuem o nível mínimo de idiomas necessário para poder desempenhar efetivamente as tarefas do cargo.
Análise e comparação das 10 melhores soluções
Não se esquecer da gramática
Outra função que pode ser ativada com o ATS é descartar automaticamente documentos que incluam erros ortográficos ou erros na redação dos CVs.
Embora qualquer pessoa possa cometer um erro deste tipo, esse deslize mostra uma certa falta de atenção ao detalhe. Então, se a empresa procura um candidato detalhista, isso pode ser um critério a ser levado em consideração.
Avaliar rotação de mão de obra
A empresa pode focar a busca em profissionais que tenham uma longa carreira em uma única empresa ou, ao contrário, procurar candidatos ativos que assumam riscos.
Filtrar as responsabilidades anteriores
Algumas posições-chave dentro da organização exigem que o novo funcionário em potencial tenha um conjunto de habilidades que somente a experiência pode fornecer, como habilidades de liderança e gestão de equipes ou empatia e capacidade de escuta.
Veja como captar talentos com software especializado.
Olhar para a organização
Caso a empresa esteja procurando um candidato com grande habilidade de organização, uma boa maneira de encontrá-lo durante a gestão de currículos é olhar para a estrutura do próprio currículo. Muitas vezes, o estilo com que os documentos são apresentados mostra como o candidato organiza suas ideias.
Considerar a localização e a disponibilidade para viajar
Se o cargo exigir deslocamentos, a empresa pode fazer killer questions sobre a disponibilidade dos candidatos para mudar de cidade ou viajar constantemente para poder realizar seu trabalho dentro da empresa.
Focar em disponibilidade de horário ou incorporação imediata
Muitas vezes, quando um processo seletivo começa, é necessário agilizá-lo ao máximo, para incorporar o candidato à empresa. A seleção de curriculos permite focar nos candidatos que possam ser incorporados imediatamente ou que tenham mais facilidade para se adaptarem aos horários propostos na oferta de emprego.
Killer questions na triagem de currículos
As killer questions são uma das ferramentas de recrutamento e seleção mais eficazes para filtrar candidatos e realizar uma boa triagem de currículos. O nome diz tudo: trata-se de perguntas “matadoras” que o recrutador faz aos candidatos e cujas respostas implicam na continuação ou não dessas pessoas no processo seletivo.
Por exemplo, se o objetivo da sua triagem de currículos é encontrar um motorista particular, uma das possíveis perguntas matadoras será se o candidato possui ou não carteira de motorista.
Análise de CV na triagem de currículos
Nessa etapa da seleção de curriculos, os recrutadores analisam os CVs com o objetivo de descartar aqueles que não atendem aos requisitos desejados. A análise de CV geralmente analisa dados como:
- A localização do candidato.
- A disponibilidade para trabalhar nos dias/horários exigidos pela vaga ofertada (a triagem de currículos excluirá aqueles que não têm essa possibilidade).
- A disponibilidade para ingressar em determinada data, caso o candidato esteja trabalhando e precise avisar com antecedência a sua empresa atual.
- A formação e os títulos, assim como competências e habilidades específicas.
- A experiência anterior de trabalho.
- Os idiomas e as certificações.
- As soft skills, como trabalho em equipe, flexibilidade e negociação.
- O layout e o design do currículo.
5 mitos da triagem de candidatos
Nesta seção apresentamos 5 mitos que podem estar afetando seu gestão de curriculos
1. Em uma seleção de curriculos, a quantidade conta mais que a qualidade
Não vamos negar: receber muitos currículos toda vez que um anúncio de emprego é feito parece ser algo muito positivo. No entanto, um grande número de candidatos torna o processo seletivo mais complicado e pode gerar problemas no tratamento de dados pessoais.
Felizmente, a utilização de um ATS permite medir os resultados dos processos seletivos e detectar quais são as fontes de recrutamento que trazem os melhores perfis para você.
2. Você precisa ler cada CV com muita atenção
Vivemos em uma sociedade onde “tempo é dinheiro” e ler cada CV em profundidade não costuma ser uma opção viável (na maioria dos casos de triagem de currículos, isso vai depender das exigências de cada processo).
Felizmente, um Sistema de Rastreamento de Candidatos pode ajudar a filtrar os currículos recebidos de forma rápida e fácil. Você precisa apenas descrever as características desejadas, encontrar as palavras-chave correspondentes e deixar que o software faça uma varredura de todos os currículos armazenados no banco de dados de candidatos.
Por exemplo: se queremos que o candidato seja formado em Engenharia e tenha pelo menos 5 anos de experiência profissional, o sistema de recrutamento buscará as palavras-chave selecionadas em cada currículo recebido e descartará todos os CVs nos quais elas não foram encontrados.
3. Quem faz a triagem de currículos não precisa conhecer bem o trabalho
Antes de iniciar um triagem de candidatos, é necessário definir corretamente o trabalho oferecido. O processo – tanto manual, como digital – só vai funcionar se você tiver muita clareza sobre os requisitos e habilidades que a pessoa ideal para o cargo deve ter.
4. O CV é a única fonte de informação sobre o candidato na triagem de currículos
Lembre-se que as redes sociais estão assumindo um papel muito importante no campo da seleção de pessoal. Plataformas como Facebook ou LinkedIn são excelentes plataformas de recrutamento e seleção para profissionais de Recursos Humanos, pois fornecem informações sobre candidatos que nem sempre são possíveis de encontrar em um currículo clássico.
Alguns pontos para observar ao olhar para as mídias sociais dos candidatos são:
- Dados relevantes que não aparecem no currículo.
- Diferenças em relação ao currículo (assim, você poderá detectar mentiras e evitar contratações ruins).
- A personalidade do candidato, para avaliar se pode ser ajustada à sua cultura organizacional.
- Comentários de outras pessoas sobre o candidato, especialmente em questões trabalhistas (você os encontrará esse tipo de informação principalmente no LinkedIn).
- Publicação de conteúdos polêmicos, como: desrespeito a outros usuários, erros ortográficos graves, conteúdo ilegal ou incompatível com a filosofia da sua empresa.
Mas lembre: as redes sociais podem apresentar uma imagem distorcida do candidato. Por isso, utilize esse recurso com muito cuidado.
5. Existe o candidato perfeito
O candidato perfeito não existe, mas existe um que se adequa às necessidades da sua empresa. A receita para encontrá-lo é simples: olhe menos para as falhas do candidato e mais para o seu potencial e para as suas possibilidades de desenvolvimento dentro da empresa.