Uma vez que prospectar candidatos adequados para vagas importantes é uma tarefa complexa, recorrer à seleção por competências se constitui como um processo mais seguro. Afinal, seu objetivo vai além da simples busca pelas capacidades técnicas. Ao eliminar a subjetividade durante a contratação, os recrutadores conseguem atrair perfis mais alinhados às vagas.
Para tal, é imprescindível estabelecer as competências necessárias e estruturar o método com o intuito de identificá-las em cada candidato.
Essa técnica, que você encontra em nosso software de seleção de pessoal, supera a simples revisão do perfil profissional, da experiência ou do treinamento prévio do(a) candidato(a). Seu foco é determinar quem possui um conjunto de habilidades específicas e a capacidade de colocá-las em prática.
Tabla de contenidos
O que é o recrutamento e seleção por competências?
O recrutamento e seleção por competências é uma técnica de seleção de pessoas em que a equipe de RH da organização seleciona candidatos de maneira personalizada. Ou seja, são determinadas exigências individuais, profissionais, comportamentais e técnicas necessárias para o preenchimento da vaga em questão.
Sem dúvida, o processo seletivo por competencia precisa ser objetivo e imparcial baseando-se em dados concretos para a decisão de contratação. Logo, impressões subjetivas e suposições não devem fazer parte desse tipo de recrutamento.
Vale mencionar que a seleção de competências é uma excelente prática para a colocação de profissionais específicos na organização, superando a seleção convencional.
Durante o processo são feitas diferentes provas, como testes psicométricos, para eliminar os perfis mais gerais. Por isso, o resultado final leva a um(a) profissional talentoso(a) e com competências essenciais para o cargo.
Com o apoio do software de recrutamento adequado, esse processo é realizado de modo simples e eficiente.
Como organizar as 4 fases de aplicação da seleção por competências?
Antes de mais nada, é relevante compreender quais são os três pilares da sigla CHA que pertence ao modelo de recrutamento e seleção por competências: conhecimentos (saber o que fazer); habilidades (saber como fazer); e atitudes (querer fazer).
Dessa maneira, os conhecimentos são comprovados através de testes e avaliação das capacitações, enquanto os resultados dessas provas são classificados como habilidades. Sem dúvida, entre um e outro, a atitude é passível de observação, pois, assume papel relevante para a concretização das tarefas estipuladas durante o recrutamento.
Veja como acelerar e otimizar os processos seletivos da sua empresa!
Criação do perfil do candidato graças à seleção por competências
A primeira fase da seleção por competências é a criação do perfil do candidato. Nesse sentido, os recrutadores alinham com os gestores da área quais competências o(a) candidato(a) deve ter para preencher a vaga. Ademais, são definidos os pré-requisitos para o desempenho satisfatório da função.
Com esses direcionamentos, basta divulgar a vaga nos meios já utilizados pela empresa. Existem diversas ferramentas de recrutamento e seleção que facilitam esta etapa.
Seleção por competências e descarte de currículos
Em seguida, um método deve ser escolhido para verificar quais candidatos possuem as competências exigidas. A triagem do currículo se posiciona como a primeira fase do processo da seleção por competências. Consequentemente, os currículos que não correspondem ao perfil buscado são eliminados.
Além disso, é possível utilizar as killer questions para descartar os candidatos menos preparados.
Análise das competências
Após a eliminação dos currículos que não cumprem as expectativas, chega o momento de analisar a adequação de cada pessoa ao cargo, o que pode ser feito com o apoio de scorecards. Estes permitem avaliar os melhores candidatos a partir de uma escala numérica.
Entrevista após a seleção por competências
Agora, com um grupo reduzido torna-se viável realizar a entrevista com o candidato com o intuito de aprofundar a avaliação em termos de experiência, habilidades e traços de personalidade dos candidatos.
Na entrevista por competências, boa parte das perguntas são relacionadas ao percurso profissional da pessoa. Dessa forma, os recrutadores obtêm respostas mais descritivas. Ao mesmo tempo, o nível de competência pode ser mensurado com o teste psicotécnico, que determina qual perfil se destaca entre os demais.
Vantagens do modelo de seleção por competências
Inegavelmente, são diversos os benefícios do recrutamento e seleção por competências.
Assertividade nas contratações
O processo de seleção por competências aborda as competências de modo mais profundo. Assim, não apenas os conhecimentos são avaliados, como também as habilidades. Ambos são essenciais para a contratação de profissional com melhor performance contribuindo para o crescimento rápido e efetivo do negócio.
Inclusive, nosso sistema de seleção por competências permite a definição de scorecards para a avaliação de desempenho dos participantes e estabelecer precisamente sua adequação à vaga. Isso é significativo para encontrar o candidato perfeito.
Diversidade no quadro de colaboradores
O método de seleção de competências é mais justo, porque não privilegia a contração de determinado perfil de candidatos. Aliás, tal hábito é bastante comum entre as empresas diante do receio de criar divergências nas equipes.
Saiba quais fatores interferem no desempenho da equipe
Menos treinamentos
Com toda a certeza, esse alinhamento de perfil proporciona um período de treinamento mais curto. Ao invés de trabalhar na capacitação técnica, a empresa pode se concentrar na integração da pessoa contratada à equipe.
Compatibilidade de valores
A seleção por competências viabiliza a contratação de pessoas que compartilham os mesmos valores da organização. Como resultado, elas se encaixam mais facilmente no organograma da empresa e levam menos tempo para se adaptarem a sua realidade. Sob o mesmo ponto de vista, há redução de rotatividade do cargo.
Agora que você já conhece as vantagens da seleção por competências, conte com a plataforma de recrutamento adequada. Ele facilita e acelera cada etapa da seleção de pessoas ao utilizar filtros para aprofundar a análise sobre cada perfil, assim como adota as técnicas de recrutamento mais recentes desse modelo.
Todas as 4 fases de aplicação podem ser feitas com o software de Recursos Humanos da Bizneo HR para resultados aprimorados. Além de obter todas as informações necessárias sobre os candidatos, sua equipe de Recursos Humanos pode entrar em contato com as pessoas de forma ágil comprovando a adequação do perfil assertivamente!